Melão Yubari: o que esta fruta japonesa tem de tão especial para valer milhões de ienes?

Um par de melões Yubari foi vendido em Sapporo por 3,2 milhões de ienes quebrando recordes no Japão e deixando para trás os valores dos anos anteriores.

Em 2018, Shinya Noda quis fazer uma homenagem e dar um presente mais do que especial pelo aniversário de 30 anos de sua empresa.

Sua intenção era quebrar os valores e ser o mais caro até agora, afinal, seu negócio é justamente o de embalagem de frutas e verduras. O melão premium ficou em exposição por cerca de um mês.

Melão Yubari

O melão yubari é muito famoso na região de Hokkaido. Além disso, é considerado uma das frutas mais caras e com reconhecimento mundial. Sua fama chega quase à do bife Kobe.

Fora dos leilões, um par de melões chega a custar entre U$ 50,00 a U$ 100,00 e 10 sementes na Amazon custa U$ 12,000.

Quem já ou viveu no Japão, sabe que o preço de frutas em geral no país é bem salgado. Mas então, qual o motivo de algumas frutas serem vendidas a preços tão exorbitantes?


Leia também


Diferente de países como o Brasil, México ou EUA, por exemplo, o Japão é um país pequeno em extensão territorial, por isso, cultivar frutas ou mesmo criar animais como gado é um grande desafio.

Para ilustrar a dificuldade, o território japonês possui 337.962 km e uma população de 127 milhões de acordo com o levantamento do Banco Mundial em 2016. O Brasil tem aproximadamente 8.516.000 km e uma população de 207,7 milhões de pessoas.

Então, é natural que as frutas em terras nipônicas sejam consideravelmente mais caras e muito mais apreciadas do que em outros lugares do mundo.

Além disso, essas frutas vendidas em leilões geralmente são compradas para presentear alguém, com significados especiais.

E mais, são frutas criadas com um cuidado e perfeição que não se vê em outros lugares, impecáveis em todos os aspectos possíveis.

Mesmo assim, o público que compra frutas como essas tendem a ser pessoas das classes mais altas da sociedade japonesa. O melão Yubari, por exemplo, é cultivado em número limitado, apenas na região de Yubari e sua qualidade e aparência são consideradas perfeitas.

Já comeu o melão yubari? Deixe um comentário.