Ainda tem gente que acha que cuidar de afazeres domésticos e dos filhos é coisa fácil. Tanto é que um marido não entendia o motivo pelo qual sua esposa andava tão exausta no Japão.

Itsumo Arigato

O projeto batizado de Itsumo Arigato foi encomendado por uma fabricante de adesivos para dores musculares. Eles se dedicaram a filmar um dia inteiro da esposa Asako da família Kubojima de Tóquio.

O marido Takashi se surpreendeu ao ver sua esposa carregando cestos de roupas pesadas, limpando a casa e tendo que cuidar de seu filho Kanata ao mesmo tempo.

Por causa da atenção demandada pela criança, a mulher era obrigada a carregar o filho nos braços ou costas para conseguir terminar as tarefas.

Ao sair de casa, mais peso ao ter que empurrar o carrinho e subir e descer ladeiras. Ao que parece, o prédio em que eles moram não tem elevador, por isso, as compras são levadas nos braços.

Para poder cozinhar, ela tem que carregar o filho nas costas durante todo o preparo. Além disso, fica em pé para conseguir fazer a criança pegar no sono. Ao final de tudo, ela acaba pegando no sono ao chão.

O marido ao assistir o vídeo ficou surpreso e admitiu que não fazia ideia que o dia da sua esposa era tão pesado. O final é emocionante, confira.

Apesar de ser um comercial, o vídeo consegue captar como o dia-a-dia de donas de casa podem ser duros e pesados. Além disso, uma outra pesquisa feita para o vídeo constatou que as mulheres carregam muito mais peso em comparação com os homens.

Leia também

Conheça as crianças que perderam tudo no tsunami do Japão

Políticos japoneses vestem peso de 7kg para entender as dificuldades de uma mulher grávida

“Mulheres solteiras e sem filhos são vistas como peso morto para o Estado”. Discurso causou debate no Japão

Mulheres carregam mais peso

Mulheres com filhos carregam em média em suas bolsas 7,2 kg, contra os 3,3 kg dos homens, que geralmente se limitam a carregar chaves, carteira, celular e notebook. 18% das mulheres entrevistadas tiveram suas bolsas pesadas e carregavam mais de 15kg.

Existem coisas que só as mulheres conseguem entender com clareza, em um país com uma cultura patriarcal tão forte e tradicional como o Japão, a maioria dos homens acabam não dando o devido valor a suas esposas no dia-a-dia.

Felizmente, essa realidade está passando por mudanças, assim como toda sociedade japonesa. Concordam?

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários