Coin Laundry: desvende as lavanderias públicas no Japão

Muita gente ainda usa serviços de lavanderia pública no Japão, seja por comodidade, falta de espaço, tempo ou porque está em uma viagem de negócios.

Turistas que fazem viagens longas no estilo mochilão e não querem carregar muitas roupas podem optar por esse tipo de serviço também. Muitas vezes, mais em conta do que os serviços oferecidos pelos hoteis.

Usar esse tipo de serviço é comum no Japão por idosos, estudantes e gente que ainda não tem dinheiro para comprar uma máquina de lavar, que é cara.

Coin Laundry

Os locais disponibilizam máquinas de lavanderia, no estilo self-service e funcionam com moedas de 100 ienes. Por isso, elas são conhecidas como coin laundry.

Aliás, é assim que deve-se pesquisar para encontrar estabelecimentos desse tipo no Google Maps, quando estiver pelo Japão.

A maioria das máquinas já tem sabão em pó e amaciante para cada uso e recebem marcações especiais. Aliás, a maioria tem opções de menu em inglês, caso contrário, são muito intuitivas.

lavanderia pública no Japão

Normalmente, as máquinas são de 4kg (200 ienes) a 9 kg ( 300 ienes) e ficam  separadas entre duas categorias: lavadoras e secadoras.

Os ciclos de lavagem são de 38 minutos aproximadamente e apenas usam água fria. Já para usar a secadora por 10 minutos custa 100 ienes. 20 a 30 minutos serão o suficiente para secar roupas leves.

É possível encontrar máquinas com capacidade para 16 kg (700 ienes) e 11 kg (500 ienes) também.

Algumas ainda trocam moedas e tem máquinas para vender detergente, caso esqueça o seu ou a máquina não forneça.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.

Comentários

Share via