Política no Japão: confira momentos surreais na Dieta

Existem algumas diferenças importantes em como a política no Japão funciona, em comparação com o Brasil. Desde a era Meiji (1889-1947), a Dieta (Kokkai) é o poder legislativo composto pela câmara baixa (representantes) e a superior (conselheiros).

Monarquia

Portanto, não existe um presidente, o imperador não possui função parlamentar e fica responsável por outros assuntos no Japão.

Constituição Pacifista

Além disso, a constituição pacifista é ativa desde novembro de 1946. Nela, será possível encontrar todas as funções do Heika, visando a promoção da paz, harmonia, segurança, confiança e justiça.

O banimento da tirania, da escravidão, opressão e intolerância. Com o reconhecimento que todo mundo deve ter o direito de viver em paz, livres do medo.

O Imperador japonês é o símbolo da união do povo e do Estado, ficando a disposição das vontades da população. Porém, ele não possui poder político e não pode interferir nas decisões do governo.

Ainda segundo o capítulo II, artigo 9, o Japão é dedicado a manter a paz mundial, com justiça e ordem. Além disso, o povo japonês renunciou para sempre a guerra ou uso de força para resolver disputas internacionais. de acordo com a constituição.

Dieta

A Dieta é o poder máximo e as câmaras devem eleger membros entre representantes do povo. Os mandatos duram quatro anos, a não ser que haja dissolução da câmara representativa.

Já o mandato dos conselheiros é de seis anos e devem acontecer novas eleições a cada três anos para metade dos representantes.

Além disso, o poder executivo fica por conta do Cabinete, composto pelo primeiro-ministro e outros ministros do Estado. Eles devem ser civis obrigatoriamente e são responsáveis pela Dieta.

Uma das várias diferenças entre Japão e Brasil é o voto em partidos e não em candidatos. A idade mínima para voto é 20 anos de idade.

Leia também

Ainda assim, o Japão não está livre de problemas, acontecem confusões entre os membros das câmaras baixa e alta no Kokkai na hora de decidir leis. Isso acaba rendendo cenas difíceis de acreditar.

Também aconteces escândalos com corrupção, mas que são tratadas de maneiras diferentes no Japão. Afinal, o parlamento japonês é um dos mais antigos do mundo.

Por isso, confira alguns dos momentos mais bizarros da política japonesa.

Fonte: House of Representatives, Japan.

Share via