5 gestos da cultura japonesa para entender a linguagem corporal

Existem muitos gestos da cultura japonesa e podem ajudar na comunicação. Além disso, os japoneses costumam usá-los com frequência, por isso, é importante entendê-los.

Gestos da cultura japonesa

Confira cinco gestos mais utilizados no dia a dia e podem te ajudar em sua viagem de turismo ou se pretende mudar para o Japão.

1. Apontar para o rosto

apontando para o rosto

Ao invés de referir a si mesmo e apontar para o peito, o gesto da cultura japonesa é diferente. Deve-se apontar para o rosto. Pode significar algo como “está falando de mim?” ou para concordar e dizer “eu também”.

2. Movimentar as mãos em frente ao rosto

Com a palma da mão em formato de concha e acenar de frente para baixo/baixo para cima na altura da cabeça significa uma negativa. 

Pode ser: “não sou eu”, “não foi a intenção”, “não posso” ou “não, obrigado”. Portanto, deve-se levar em consideração a situação. No entanto, quando esse gesto da cultura japonesa aparecer na altura do peito tem sentido de “vem aqui”.

3. Chacoalhar a cabeça verticalmente

Acenando com a cabeça

Esse gesto quer dizer que a pessoa está escutando com atenção ou mostrando compreensão. Quando o assunto está interessante esse movimento pode ser comum em meio a uma conversa.

4. Mostrar a palma da mão para alguém

Mostrando a palma da mão
Se nos Estados Unidos esse gesto significa uma ironia para deixar alguém no vácuo, no Japão esse gesto é comum para dizer “espere”.

Leia também

Morar no Japão: diferenças entre morar no interior ou em metrópolis 

Qual o motivo da carne japonesa Wagyu ser tão macia e cara? 

YouTuber virtual Reiko Hiyatoi promove Kamagasaki

5. Círculo sob a cabeça

Gesto ok

Juntar as mãos formando um arco na cabeça significa “correto”. Muito usado em salas de aula é um dos gestos que causam mais estranhamento.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via