Aprenda a economizar energia no estilo japonês

A temporada de inverno e verão são umas das mais que gastam energia e a conta de luz sai mais cara no Japão. Por isso, vamos dar dicas da Agência Nacional de Energia Japonesa para economizar na conta de luz. Confira.

Limpe os filtros

A recomendação é limpar o filtro de ar a cada duas semanas em temporadas extremas, tanto para o calor, quanto para o frio.

Segundo a Agência de Energia Japonesa essa prática pode ajuda a economizar até 860 ienes todos os anos.

Mude o aquecedor ou ventilador de lugar

O ar pode escapar e misturar com as correntes que vem das janelas. Por isso, colocar os aparelhos na frente de janelas é uma boa para economizar.

No caso do aquecedor, colocá-lo longe de saídas de ar, o ar quente irá esfriar assim que circular dentro do ambiente.

No caso dos ventiladores ou ar condicionado, o ar frio costuma subir, por isso ele deve ter as paletas de saída de ar apontados para baixo.

Aumente ou diminua a umidade

Quanto maior a umidade, maior será a sensação de calor do ambiente. Segundo a Agência, se o local estiver úmido essa sensação ocorrerá mesmo que as temperaturas do termômetro estejam estáveis.

Deixe as cortinas fechadas ou abertas

Mesmo com a janela fechada o indicado é deixar as cortinas fechadas em ambientes com ventilador e ar condicionado para manter o ar fresco ou quente. É mais fácil manter a temperatura sem correntes de ar externas e qualquer fresta pode prejudicar.

Ajuste a temperatura do refrigerador

De acordo com a estação do ano, a regulação da temperatura da geladeira ou do refrigerador devem mudar para economizar energia. Fazer isso, pode gerar uma economia de até 1,670 ienes anuais.

Leia também

Aprenda a economizar na refeição no Japão, onde ir para comer bem por apenas 1,000 ienes

Japão econômico: 5 dicas para comer, beber e fazer compras gastando pouco

Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês

Seque as roupas naturalmente

Essa pode parecer meio óbvio no Brasil, mas deixar as roupas secarem naturalmente no ambiente pode ajudar a economizar muita energia. No Japão, como o espaço é pequeno, costuma-se secar as roupas no banheiro ou em uma pequena lavanderia.

Essas dicas são simples, mas foram elaboradas pela agência japonesa e podem ser seguidos por qualquer um.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Comentários

Share via