Guia básico de cumprimentos japoneses

Uma das primeiras coisas que aprendermos quando estudamos uma língua nova são os cumprimentos. Na língua japonesa, existem inúmeras formas de dizer olá, por isso confira nosso guia.

Konnichiwa

O primeiro cumprimento é o konnichiwa. Esse é um dos mais formais e os japoneses apenas o usam com pessoas sem intimidade, como vizinhos e colegas de trabalho.

Esse não é o tipo usado para cumprimentar amigos de longa data, por exemplo.

Konbawa

Já o Konbawa seria um boa tarde e é usado apenas depois que escurece. Então, se passar das 17hs em vez de konnichiwa use o konbawa.

Ohayo

Agora se for de manhã, o mais apropriado seria dizer Ohayo (bom dia). Se quiser ser mais educado, pode falar ohayo gozaimasu.

Alguns japoneses usam esse cumprimento de tarde e a noite também, isso porque essa saudação pode ser usada na primeira vez que encontra determinada pessoa no dia.

Então, esse termo é comumente usado de forma informal com amigos, mas se acrescentar o gozaimasu pode falar para o chefe.

Oh, genki?

Outra saudação japonesa para usar com amigos é o Oh, genki?, algo como Oi, tudo bem?. Saikin Dou também serve e pode ser traduzido como Qual a nova ou novidades?.

Leia também

Conheça três palavras muito úteis para os turistas no Japão

Kotodama: o espírito que reside nas palavras japonesas

Como e quando você deve se curvar no Japão?

Irrasshaimase – O causador de gafes

Esse é um cumprimento usado para dar as boas vindas e muito usado em estabelecimentos e restaurantes do Japão.

Muitos brasileiros acabam cometendo a gafe de responder esse cumprimento com obrigado, mas não é necessário. Não existe uma resposta para irrasshmaimase.

Essas são as formas mais básicas e respeitosas de cumprimentar alguém no Japão e sempre se deve levar em consideração intimidade e o ambiente.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via