Gato da sorte: aprenda curiosidades sobre o Maneki Neko

O maneki neko, o gato da sorte é um símbolo auspicioso do Japão. No Brasil, é comum encontrá-lo a venda nas lojas orientais ou em estabelecimentos comerciais. Saiba mais.

Maneki Neko

Já fizemos um artigo para entender um pouco da adoração dos japoneses por gatos e um pouco dessa cultura no Japão. Inclusive, existe um dia especial para eles. Dia 22 de fevereiro é comemorado o Neko no Hi.

O Maneki Neko faz parte dessa cultura, além de ser envolto de lendas. Existem muitas versões desse gato da sorte do Japão.

Lendas

Ele é popular desde o período Edo e a lenda mais famosa conta a história do daimyo Li Naotaka que foi salvo de ser morto por um raio.

Em um dia chuvoso se abrigava embaixo de uma árvore. Ele foi atraído para dentro do templo Gotokuji por um gato que estava com a pata levantada. Como se o chamasse.

Ir até onde o gato estava o impediu de ser atingido por um raio que destruiu a árvore. Naotaka agradecido fez questão de fazer doações e levar prosperidade ao templo e ao pet.

Atualmente, esse templo no Japão é repleto de estátuas do gato da sorte e atrai muitos visitantes ainda.

Em outra, um homem dono de um comércio atraiu prosperidade e evitou a falência ao seu estabelecimento quando seu gato começou a chamar clientes. Existem muitas outras envolvendo um gato que salva a vida e atrai prosperidade.

Variedades

Maneki Neko

Existe uma variedade desse gato da sorte. O maneki neko com a pata esquerda levantada atrai clientes. Com a pata direita dinheiro e fortuna. Se as duas estiverem erguidas é proteção.

Maneki Neko

As cores também são significativas. Os de cor dourada chamam dinheiro. Já os de cor branca, felicidade, pureza e coisas positivas.

Cores Maneki Neko

Os de cor preta afastam maus espíritos e doenças. O maneki neko vermelho atrai saúde e proteção contra doenças e maus espíritos. O rosa atrai amor, o amarelo um bom casamento e o verde sucesso nos estudos.

Dia do Maneki Neko

O dia do Maneki Neko é 29 de setembro e diversos festivais são comemorados em Mie, Seto, Shimabara e Nagasaki, segundo a Associação do Manekineko japonesa. Além disso, outros locais comemoram em outras datas.

Clube dos amantes do gato da sorte

A associação do Manekineko foi criada em 1993 em Gunma para reunir todos os amantes desse gato da sorte com informações e curiosidades disponibilizadas em revista, além de organização de festivais e encontros.

Tokonyan

Tokonyan

Em Tokoname tem um maneki neko gigante de 3,8 metros de altura e 6,3 de largura chamado tokonyan e protege o local. Aliás, será possível encontrar muitos manekis nekos por lá.

Museu

Museu manekineko Okayama
Museu de arte Okayama

Na cidade de Okayama tem um museu de arte do maneki neko com diversas esculturas desde a era Meiji em diversos materiais.

Raça Maneki Neko – Bobtail

Bobtail japonês - Maneki Neko

O maneki neko é da raça bobtail, o gato de rabo pom-pom do Japão. É uma raça tradicional do país e era um pet comum dos templos, pois protegia as escrituras sagradas contra roedores.

Maneki Neko - Bobtail raça japonesa gato

Leia também

Entenda a adoração dos japoneses por gatos

Descubra o motivo de não existir um ano do gato no zodíaco japonês

Conheça a raça Bobtail, o gato japonês com rabo pom-pom

No ano 1600, eles foram soltos nas ruas para combater pragas e salvaram a indústria têxtil do Japão. São inteligentes, ativos, carinhosos, amigos dos cachorros e adoram brincar na água. Seu rabo pom-pom é por conta de uma mutação genética.

Bobtail raça gato Japão = Maneki Neko

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via