Okyu: moxaterapia japonesa promove benefícios e curas

A moxaterapia japonesa é conhecida como okyu no Japão. É uma terapia natural aplicada há séculos. Um dos livros mais famosos aqui no Brasil relatando a prática com detalhes de sua filosofia e aplicações é de Antônio Augusto Cunha e Teruyoshi Hoga.

Moxaterapia japonesa – Okyu

A moxa ou mogusá é feito da erva artemísia e o processo é feito até conseguir um pó de cor amarelado. Eles são prensados em cones que são usados no corpo em pontos vitais também compartilhados da acupuntura.

Moxa

Sem agulhas

Ao contrário da terapia medicinal chinesa, na moxaterapia japonesa agulhas não são usadas. Geralmente o tamanho desses cones são preparados de acordo com o problema de saúde. O moxa é encontrado em pó e deve-se manejá-los na hora.

Kyutenshi

Ele são colocados em pontos estratégicos direto na pele e ele fica fixo com ajuda de um pequeno papel adesivo (kyutenshi). Esse papel também ajuda a proteger a pele de queimaduras.

No Japão, os profissionais mais experientes podem não usar o adesivo. Eles conseguem controlar as brasas e não causar queimaduras na pele.

moxaterapia

Nos tempos antigos a combustão do moxa era total. Porém sem causar bolhas por conta da habilidade de quem o controlava.

Pontos vitais

São 657 pontos em que o moxa pode ser aplicado. Pode tratar desde doenças mais simples até as mais complexas. Desde um resfriado até um reumatismo.

A combustão do moxa ajuda a ativar a circulação sanguínea aumentando a produção de glóbulos brancos que agem com efeito anti-inflamatório.

Por isso, aumenta a imunidade. Além disso, o corpo é estimulado a também a produzir mais sangue e na medicina chinesa, o moxa tem significado direto com essa característica.

No demais, a moxaterapia japonesa também pode ser eficiente contra anemia, fadiga, varizes e mais. Alem disso, a moxa também tem ativação do sistema nervoso pelos pontos vitais.

Leia também

Milagroso método japonês para perder gordura abdominal: use uma toalha e exercite-se 15 minutos ao dia 

Terapia da água japonesa é método para perder peso e curar doenças 

Shinrin-yoku: conheça a experiência japonesa banho de floresta

Além disso, são incontáveis os benefícios que a moxoterapia japonesa (alguns profissionais dizem mais de 3,000) pode oferecer por conta dessas características.

Portanto, se ficar interessado, aconselhamos a procurar um profissional certificado por institutos oficiais e com experiência, tanto no Japão, quanto no Brasil.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via