Aprenda fazer receita de pão de creme japonês

O pão de creme japonês é uma das receitas clássicas, além de ser muito saborosa. No Japão, é facilmente encontrada em konbinis, em cafés, padarias e lojas especializadas em doces. Ele é muito popular entre crianças e adultos.

Receita de pão de creme

Pão japonês recheado com creme

Ingredientes

Massa

140 gramas de farinha para pão;

60 gramas de farinha para bolo;

20 gramas de manteiga;

20 gramas de açúcar;

8 gramas de leite em pó;

3 gramas de sal;

25 gramas de ovo batido;

100 ml de água;

3 gramas de fermento em pó;

Creme

3 ovos (50 gramas);

55 gramas de açúcar granulado;

8 gramas de farinha para bolo;

8 gramas de amido de milho;

250 ml de leite;

Essência de baunilha;

Tipos de farinha

A farinha para bolo é o cake flour comumente encontrado no Japão e Estados Unidos. Caso não encontre por aqui, uma mistura básica serve de substituto.

Para cada xícara de farinha de trigo, retire duas colheres de sopa. Depois, substitua por duas colheres de sopa de amido de milho. Peneire para incorporar bem.

A farinha para pão é um tipo da farinha de trigo. Existem vários tipos. A de pão contém mais glúten, entre 12 a 14% e isso ajudará a dar liga e deixar a massa mais fofa. Facilmente encontrada nas lojas do Brasil.

Ainda assim, a receita funciona com farinha de trigo convencional, mas não ficará com a consistência da receita. Contanto, fica a critério.

Modo de preparo

Em um recipiente coloque a farinha de pão, farinha de bolo, açúcar, sal, leite em pó e o fermento. Misture com um fouet. Dilua os ovos batidos na água e acrescente na mistura seca.

Sove bem a massa. Quando ela ficar menos grudenta, acrescente a manteiga e sove por mais dez minutos até ficar homogênea.

Molde em uma bola, cubra com plástico filme e coloque no micro-ondas para fermentar.

Deixe por 40 minutos a 37 graus (veja a potência do seu aparelho) até que a massa dobre de tamanho.

Após esse tempo, fure a massa com o dedo coberto de farinha para não grudar. Se o buraco desaparecer muito rápido, coloque de volta no micro-ondas.

Se não souber a potência e não quiser fazer o processo do micro-ondas, coloque a massa coberta com plástico filme e uma toalha morna por cima pelo tempo indicado.

Faça oito bolas, cubra com plástico filme e deixe descansando por mais vinte minutos em temperatura ambiente.

Recheio

Bata as gemas e açúcar com um fouet. Com uma peneira, acrescente a farinha de bolo e o amido de milho até incorporar tudo.

Esquente o leite em uma panela. Quando começar a formar espuma, retire do fogo, e acrescente aos poucos, metade do leite no creme batido. Misture bem.

Depois, com ajuda de uma peneira, coe o creme com leite que você acabou de misturar de volta na panela com o restante do leite quente.

Essa etapa é importante para deixar o creme liso e cremoso sem a consistência das farinhas. Ligue o fogo médio e misture sempre com um fouet.

Quando o creme começar a espumar, diminua o fogo para baixo e continue misturando até o creme engrossar. Ele deve ficar em ponto viscoso.

Recheio de creme

Retire do fogo, pingue algumas gotas da essência de baunilha e misture. Coloque o creme em uma bacia de alumínio mergulhada em água e gelo para esfriar. Cubra com filme plástico rente a massa e reserve.

Leia também

Aprenda a fazer flocos de tempurá crocante para colocar em tudo 

Culinária japonesa: aprenda como fazer tofu caseiro 

Aprenda a fazer receita de oyakodon tradicional 

Montagem

Pegue a bolinha da massa e achate na mesa com ajuda das mãos. Com ajuda de um rolo e cuidadosamente abra a massa. Coloque o recheio e feche juntando as pontas no formato de meia lua.

Massa de pão creme na forma

Coloque os pães de creme na assadeira e no forno por 50 a 60 minutos a 40 graus. Retire e pincele os pães com ovo batido e coloque no forno novamente por 12 a 13 minutos em 220 graus.

Não esqueça de virar a bandeja para que eles dourem por igual.

Pão de creme japonês assado

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via