Gion é o maior e mais famoso distrito de geisha no Japão

Gion fica em Kyoto e é um dos distritos de geisha mais famosos do Japão. É cheio de lojas, restaurantes e casas de chá (ochaya).

Rua do distrito de Gion

Lá as geishas são conhecidas como geiko e o local atrai muitos turistas. O local era bem frequentado pela elite e aristocracia japonesa na Era Edo.

Rua Gion em Kyoto

Atualmente é possível encontrar restaurantes finos, de arquitetura preservada e especialistas em kaiseki ryori (culinária de Kyoto) assinados por chefs premiados com estrela Michelan.

É no distrito que estarão os mais caros e exclusivos restaurantes de Kyoto, onde os convidados poderão ser entretidos por geishas e maikos (aprendizes de geiko).

Gion em Kyoto

A rua Hanami-koji da avenida Shijo é cheio de estabelecimentos e Shirakawa Area é paralela a Shijo. Lá um canal acompanha a rua, é cheia de árvores e fazem um cenário muito bonito. A avenida Shijo é o local para fazer compras e levar lembranças para casa.

Canal da Shirakawa Area
Shirakawa Area

Gion Corner

Gion Corner

Existe uma apresentação feita todos os dias na Gion Corner ao final da Hanami-koji. São performances curtas da cerimônia do chá, ikebana, danças e mais da arte tradicional japonesa.

Os pockets shows acontecem às 18hs e 19hs e custa 3.150 ienes. Para mais informações e reservas, acesse o <site oficial Gion Corner> disponível em português.

Gion Shimonso

recepção e Gion Shimonso
Gion Shimonso

O ryokan Gion Shimonso é um dos mais recomendados. Oferece um jardim no telhado em que cerveja é servida e quem escolhe a estadia tem direito a um jantar com performance de geisha (kyomai).

acomodação em Gion Shimonso
Quarto para 4 pessoas em Gion Shimonso

O Gion Shimonso tem quatro andares, banheira de hidromassagem, salão de baile, ar condicionado, Wi-Fi grátis e estão acostumados a receber turistas estrangeiros com funcionários que falam inglês.

É concorrido, por isso recomendamos consultar reservas no <site oficial Gion Shimonso> disponível apenas em inglês. Outros ryokans excelentes são o Gion Hatanaka, Fuzukumi e Yoshi-Ima.

Templo Kennin-Ji

Parte externa do templo Kennin-ji

O templo budista zen fica ao final da rua Hanami-koji e foi fundado em 1202. O teto é coberto com pintura artística japonesa feito por Koizumi Junsaku (1924-2012), tem um jardim e arquitetura do século 13.

Teto pintado do templo Kennin-Jo

Custa 500 ienes para entrar, das 10hs às 17hs entre março e outubro e das 10hs às 16hs30 de novembro a fevereiro.

Templo Yasaka

Fachada do templo Yasaja Jinja

Leia também

Morar no Japão: 7 diferenças entre morar em Kyoto e Tokyo

Guia de feiras livres em Kyoto

Kyoto é eleita a melhor cidade para visitar em 2018

Quem são e de onde surgiram as geishas no Japão?

O templo shinto Yasaka Jinja é um dos mais famosos de Gion. Sua construção data de 656 e presta homenagem a Susano’o no Mikoto, kami das tempestades e do mar, sua esposa Kushiinada-hime e seus oito filhos.

É no templo que acontece o festival Gion Matsuri realizado em julho. Não cobram entrada e funciona das 9hs às 17hs.

Gion fica perto da estação Gion Shijo e Kawaramachi. Dois ônibus saem da estação de Kyoto também e demora vinte minutos até chegar a parada Gion. A passagem custa 230 ienes.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via