Hashi: conheça os diferentes tipos, usos e costumes

O hashi é um utensílio usado além das horas das refeições, mas para cozinhar também. Ele está enraizado na cultura japonesa e em sua história. No Japão, é cheio de simbologias e existem vários tipos. Entenda.

Hashi

Hashi japonês

O hashi junto com a culinária tradicional japonesa washoku são reconhecidos como herança cultural intangível pela UNESCO desde 2013. No Japão, também é chamado de ohashi ou conhecido como otemoto.

Esse utensílio pode ser feito de diversos materiais. No país, usam uma mistura de bambu com madeira e recebe acabamento em laca ou em resina. Durável e não desliza das mãos como os feitos de metal.

extremidade do hashi

A característica do ohashi no país é ter a extremidade superior mais grossa e pontas cônicas, mas existem muitos tipos para diferentes propósitos.

Formato hashi

Meoto-bashi

Tipo de hashi: meteobashi

Esse hashi é usado por famílias e casais. Então, na casa dos japoneses é fundamental. Os casais combinam seus meoto-bashis, por isso é vendido em pares de dois com decorações e cores que combinem.

É uma ótima ideia de presente para dar em casamentos e outras ocasiões. O meoto-bashi representa a união do casal, pois ele será usado pelos dois em suas refeições diárias.

O hashi ainda tem a simbologia de conectar, já que uma das interpretações para a palavra é ponte.

Além disso, por ser usado nas refeições, lembra comida e por isso pode significar fartura. Então, entre os votos ao dar um meoto-bashi é desejar saúde, vida longa e felicidade ao casal.

Iwai-bashi

Hashi de ano novo

O iwai-bashi é usado tradicionalmente no ano novo e em celebrações especiais. No ano novo é usado para comer o osechi ryori, a refeição tradicional da época.

Osechi Ryori

O design é diferente dos usados no dia a dia. A extremidade superior e ponta tem a mesma espessura mais fina, além de ser mais longo.

Esse hashi é assim, pois acredita-se que uma ponta servirá para a pessoa comer e a outra para o kami.

Por isso, comumente o osechi ryori é oferecido primeiro aos deuses para ter um ano cheio de bençãos. Depois de fazer a oferta, apenas um lado do hashi deve ser usado para comer e não desrespeitar o kami.

Rikyu-bashi

Rikyu-bashi

Esse hashi chama-se rikyu-bashi em homenagem ao seu criador Sen-No-Rikyu um influenciador da arte do Wabi-cha (estilo de cerimônia do chá).

Esse hashi é feito de cedro vermelho. O material confere uma cor única e um cheiro típico da madeira. Era sinônimo de excelência, por isso é usado em restaurantes finos e no Kaiseki (refeição do wabi-cha).

O comprimento é mais longo e pode receber formato hectagonal e detalhes entalhados.

Wari-bashi

Hashi descartável Waribashi

O wari-bashi é o hashi feito de bambu e descartável usado em restaurantes ou para acompanhar o obento desde o período Edo.

Por exemplo, o hashi é algo muito pessoal no Japão. Por isso, não é costume compartilhar e cada um tem o seu.

Portanto, o wari-bashi foi criado com o propósito de ter um a disposição para comer na rua, para visitas e evitar que maus espíritos passassem através do hashi de pessoa para pessoa.

Segundo o shinto, o ohashi é algo sagrado e representa a ponte entre humano e kami. Por isso em cerimônias  como nascimento, casamento e funeral desempenham um papel simbólico.

Além disso, o wari-bashi é considerado puro, levando elementos da natureza. Por isso, o destino final de um hashi waribashi não é a reciclagem, mas deve ser queimado.

Sai-bashi

Saibashi para cozinhar

O sai-bashi tem o comprimento mais longo (30 cm ou mais) por ser usado para cozinhar. Alguns tem cordões nas pontas para pendurar junto com os outros utensílios da cozinha.

Ponta arredondada saibashi

Comumente são feitos de madeira e bambu, o saibashi é muito útil para virar a comida no óleo quente e para refogar. A ponta tem formato arredondado para não riscar as panelas.

Hi-bashi

Hibashi

Esse hashi nada tem a ver com o uso nas refeições ou culinária japonesa. O hi-bashi é o hashi usado para mexer no carvão.

Antigamente o aquecimento do ofurô ou do kotatsu era feito com brasa. Além disso, ainda é usado na cerimônia do chá com esse mesmo propósito.

O material comum é o ferro, mas pode ser encontrado de prata, latão ou cobre também em diferentes estilos e decorações.

Leia também

Você sabe usar o hashi corretamente?

Como decorar a mesa com a estética japonesa

Aprenda a fazer lasanha na panela de arroz japonesa

Termos comuns

Alguns termos são comuns quando nos referimos ao hashi no Japão. O nuri-bashi é usado para o tipo que recebe tratamento de laca e sugi-bashi são os feitos com cedro.

Hashibako
Hashibako

O hashioki é o descanso de hashi e hashibako é o recipiente para guardar e transportar.

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via