Rakugan: o doce japonês artístico perfeito para presentear

Rakugan é um doce típico japonês de consistência seca, mas que esfarela suavemente na boca. Além disso, eles são moldados em diferentes formatos de acordo com a temporada. É um presente ótimo e comumente escolhidos como omiyage no Japão. Saiba mais.

Rakugan

Caixa de rakugan

O rakugan é feito de uma pasta de farinha de arroz (mijinko), açúcar japonês e água prensados em molde. Geralmente é confundido com o doce japonês higashi, mas ele é mais suave e de textura mais esfarelada.

Fabricação rakugan

O molde chama kashigata ou kigata e tem diferentes desenhos. Tradicionalmente é feito em madeira com detalhes entalhados muito bonitos.

Rakugan
Kashigata de lótus

O formato de lótus do rakugan é comumente ofertado em templos já que representa no budismo o renascimento. A variedade é grande com toque artístico o rakugan ganha formatos de flores e mais.

O molde abaixo é bem antigo do período Showa. No país tem museus com kashigatas históricos para conferir.

Molde Rakugan Showa

Esses formatos costumam ser sazonais. No outono é comum encontrar o rakugan em formato de folhas e na primavera de sakura e outras flores da época.

Molde rakugan de sakura

Rakugan em formato de flor

Rakugan com konpeito
Rakugan de folha em meio a konpeitos

É servido com matcha e muito usado na cerimônia do chá como um dos elementos fundamentais. Além disso, o rakugan em formato natalino é um presente muito comum dessa época do ano.

Rakugan natalino

Wasanbon

O açúcar japonês (wasanbon) é o que confere a diferença ao doce. Ele é muito fino, macio e derrete na boca. O wasanbon é o açúcar tradicional feito apenas em Kagawa e Tokushima. É confeccionado de maneira artesanal da cana de açúcar japonesa.

Atualmente, os moldes de madeira antigos são muito caros e difíceis de achar. Portanto, os japoneses que desejam fazer o doce em casa usam os de plástico ou acrílico.

Rakugan em Kanagawa
Loja de Kanagawa

No Japão é muito fácil encontrar esse doce nas lojas para levar de presente. Cada região do país oferecerá um formato diferente de acordo com os costumes locais, tradições e sazonalidade.

Leia também

Conheça doces japoneses recomendados para acompanhar o chá verde ou matcha 

Wagashi: 7 doces tradicionais do Japão que você tem que provar 

Snacks e delícias com sabores diferentes do Japão 

Formatos Rakugan

Apesar disso, os locais que produzem o açucar japonês tem doces excepcionais a exemplo de Kagawa. Com tradição em confeitaria suas técnicas são superiores. O rakugan de Tokushima também possui essa fama positiva.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via