Datas comemorativas: como é celebrado o dia das mães no Japão?

O dias das mães no Japão é celebrado no segundo domingo do mês de maio. Apesar da data ser ocidental, desde 1949 e depois do fim da segunda guerra ela se alinhou com os costumes norte americanos.

Dia das mães no Japão

Antes, era celebrado no dia seis de março, dia do aninversário da mãe de Akihito e era a mesma desde o período showa. Desde então, virou uma data que faz sucesso no país com grande movimento do comércio japonês.

Cravo

A flor típica do dia das mães no Japão é o cravo. Costuma-se dar um buquê com as flores para representar a pureza, doçura e força da mãe. Rosas também são populares.

Buquê de cravos

Outro presente comum são os tradicionais japoneses. Por exemplo, um kimono de seda, itens de caligrafia, etc. As lojas e-commerce Rakuten já oferece descontos para a data e o Shopping Yahoo também.

Em 2018, uma melancia em formato de coração estava disposta em Fukuoka para o dia das mães no Japão e fez sucesso.

Comidas

O ovo é simbólico no dia das mães no Japão. Por isso, pratos com esse ingrediente costumam fazer parte da mesa dos japoneses.

Prato okayodon
Okayodon

Portanto, é costume fazer tamagoyaki (omelete japonesa), chawanmuchi, okayodon, entre outros. É costume comprar presentes e os restaurantes ficam lotados.

O okayodon é uma refeição com frango, ovo e gohan basicamente. O tamagoyaki é uma omelete com várias camadas enroladas e o chaeanmuchi é um caldo.

Leia também

Festival do templo Jindaiji é um dos maiores em homenagem ao daruma 

Onbashira Matsuri: Festival mais perigoso do Japão 

Como a Páscoa no Japão é celebrada? 

Bolo de morango

Bolo de morango japonês

O bolo de morango japonês também é popular e uma escolha para celebrar. Aliás, esse tipo de bolo sempre aparece em datas comemorativas do país, por exemplo, no natal também.

Feliz dia das mães

filha dando flores para a mãe

Em japonês se diz haha no hi omedetou! (feliz dia das mães). É comum agradecer também dizendo: okaasan itsumo arigatou (mãe, obrigada por tudo).

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via