Gogatsu-byo: a depressão pós Golden Week no Japão

Já ouviu falar em Gogatsu-byo? Após o Golden Week, muitas pessoas sentem esse efeito como doença de maio no pós recesso.

Como você provavelmente deve saber, os japoneses trabalham excessivamente e há poucos feriados e dias de folga no país.

Quando chega o Golden Week, o Japão praticamente paraliza. Todos buscam um refúgio para um merecido descanso. Porém, existe um inconveniente dessas férias: o retorno ao cotidiano japonês.

Gogatsu-byo

Gogatsu-byo

Traduzido literalmente como doença de maio, o gogatsu-byo altera o comportamento, as emoções e o temperamento dos japoneses e estrangeiros que vivem no Japão.

Sintomas físicos e psicológicos

Essa condição psicológica é responsável por sintomas como insônia, falta de apetite, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, depressão, alteração de humor e até mesmo sensações físicas estranhas.

Términos

Além disso, maio é um mês que muitos casais acabam rompendo ou entrando em conflitos devido ao gogatsu-byo.

Normalmente as pessoas levam uma semana para conseguirem voltar a rotina e se recuperarem dos sintomas psicológicos causados pela drástica mudança de comportamento.

Porém, algumas pessoas precisam de mais tempo para conseguirem voltar ao “normal”. Há também quem busque ajuda profissional para lidar com a questão.

Adaptação e sensibilidade

Diferentemente do Brasil, o ano fiscal do Japão começa em abril. Então, o mês de maio também é conhecido por ser um período de modificações.

Se alguém for mudar de casa, cargo ou trabalho, provavelmente, o fará em maio E mesmo que a experiência seja positiva, demandará um certo esforço para realizá-la e para se adaptar a nova realidade.

Porém nem sempre as mudanças são para melhor. Agora, tente imaginar toda essa questão após 10 dias de descanso com a família ou amigos. Por isso o gogatsu-byo é uma questão nacional.

Afinal, boa parte da população japonesa é afetada por essa condição e isso significa que a produção e o rendimento dos profissionais e estudantes também são direta ou indiretamente afetados.

Leia também

Yokohama é primeiro lugar em lista de cidades mais desejadas para morar no Japão 

Morar no Japão: diferenças entre morar no interior ou em metrópolis 

Número de casas abandonadas no Japão bate recorde 

O estranho mês de maio

Calendário japonês - mês de maio

Ao longo do mês de maio, nem mesmo os famosos happy hours do Japão são os mesmos. Muitas pessoas não se sentem dispostas a festas ou momentos de descontração.

No geral, as pessoas tendem a ficar mais reservadas e sonolentas. Como estivessem se adaptando ao horário de verão, por exemplo.

Quem vive no Japão há algum tempo já deve estar habituado com o gogatsu-byo, já para os novos no país pode ser uma sensação estranha.

Se um amigo querido estiver agindo como se parecesse indiferente, não se preocupe (mas não deixe de dar suporte), o mês de maio logo passará.

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via