O que significam os adesivos para carros japoneses?

No Japão, existem diversos adesivos para carros japoneses que são obrigatórios por lei. Por isso, vamos conhecer alguns dos mais usados e saber o que eles significam.

Quem mora no Japão e está tentando obter o visa definitvo, essas informações são muito importantes. Já que uma simples multa pode acabar com as possibilidades em ser aprovado.

Adesivo Shoshinsha

adesivo na parte de trás do carro

Popularmente conhecido como wakaba, ele é obrigatório durante um ano depois de tirar a licença para dirigir. Ele precisa ser colocado na frente, laterais e parte de trás do carro.

A aparência lembra uma folha verde e indica que o motorista acabou de tirar a carta. A penalidade por não ter o adesivo é de 4.000 ienes e menos um ponto.

Além disso, ao dirigir e ver um carro com esse adesivo será proibido costurar/ultrapassar sob pena de multa de 5.000 a 7.000 ienes, além de perder um ponto.

Yotsuba

Esse adesivo para carrros japoneses também chamado de koreisha ou momiji é obrigatório para motoristas com mais de 70 anos.

Adesivos em carros japoneses
Koreisha em formato de gota

Ele já teve duas aparências. A em formato de gota é de 1997. Já em 2011, uma nova versão foi introduzida para substituir a versão anterior.

adesivo koreisha no pacote
Adesivo Koreisha de 2011

Não existe multa para quem não colar o adesivo, mas sim para motoristas que tentarem ultrapassar sob risco de multa de 5.000 a 7.000 ienes e perda de um ponto.

Choukaku Shougai

Adesivo Choukaku

Esse adesivo é indicado para motoristas com deficiência auditiva e é obrigatório colar nas lateriais, frente e parte traseira.

A multa por não tê-lo é de 4.000 ienes e perda de um ponto. Quem ultrapassa ou tenta cortar/tesourar quando esse tipo de motorista estiver a frente pode correr o risco de pagar multa de 5.000 a 7.000 ienes e menos um ponto na carteira.

Shintai Shougai

adesivo shintai shougai

Esse adesivo é destinado a quem tem problemas de mobilidade ou deficiência física. Não existe penalidade para o motorista não colar no carro.

Porém, se o carro da frente tiver o adesivo e tentar ultrapassar/cortar/costurar a multa varia entre 5.000 a 7.000 ienes e menos um ponto.

Leia também

Hanoe Turnpike: Japão tem uma das melhores estradas para apaixonados em dirigir 

Transporte: vale a pena usar o aplicativo Uber em Tokyo

Perdeu o trem? Dicas para usar táxi no Japão 

Renshuuchuu

adesivo colado na traseira de carro

Esse adesivo identifica quem está treinando a direção no Japão. Os japoneses costumam sinalizar com esse adesivo e motoristas mais experientes serem mais compreensivos no trânsito. Ele não é obrigatório.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via