Radio Taiso é tradição desde 1928 com efeitos positivos na saúde

Radio Taiso é uma iniciativa da saúde pública japonesa transmitida pela NHK. Os movimentos espaçados e coreografados são eficientes para elevar os batimentos cardíacos e exercitar o corpo.

Radio Taiso

Flyers da Radio Taiso

Os japoneses ainda praticam em parques e espaços públicos reunidos em grupos. Os movimentos são sincronizados com música e foi criada por Kiichiro Toyama.

Movimentos da Radio Taiso

É desenvolvido para que as pessoas movam seus corpos sem pensar que estão fazendo exercícios.

A rotina dura apenas três minutos e a primeira transmissão começa as 06hs30min. Uma idosa de 79 anos contou ao periódico The Guardian que se exercita todos os dias com a Radio Taiso há uma década.

A NHK transmite a rotina de exercícios quatro vezes ao dia. Cada uma é diferente e desde 1999 existe uma adaptação para quem tem problemas de mobilidade ou usa cadeira de rodas.

Os movimentos aeróbicos trabalham todos os músculos do corpo. Segundo o secretário geral da Federação da Radio Taiso, ajuda a melhorar a densidade dos ossos e reduz chances de ter um ataque cardíaco ou derrame.

Em pesquisa conduzida em 2003, 27 milhões de japoneses faziam os exercícios pelo menos duas vezes na semana no trabalho, em casa, em parques com vizinhos ou qualquer outro local com espaço adequado.

Leia também

Radio Taiso: acorde e exercite-se ao estilo japonês

Terapia da água japonesa é método para perder peso e curar doenças

4 hábitos japoneses para incorporar na sua vida agora mesmo

Empresas japonesas incentivam os funcionários a dar uma pausa durante a tarde e é comum encontrar grupos com pessoas fazendo exercícios nas ruas do Japão e dentro de escritórios.

Por exemplo, os 10.000 funcionários públicos de Tokyo são incentivados a parar às 15hs e fazer Radio Taiso. Faz parte da rotina da maioria e tem se mostrado efetivo para a saúde dos japoneses.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via