Bon Odori: feriado pode dar até nove dias de folga aos trabalhadores

Em agosto no Japão é celebrado o Bon Odori, também conhecido como Obon ou Bon, uma das principais celebrações do budismo no país.

Bon Odori

Festa Obon

A maioria das regiões do Japão realizam o festival do dia 13 ao dia 16 de agosto. Outras começam em dias diferentes.

Apesar de não ser um feriado nacional oficial, é comum que muitos trabalhadores tirem um dia de folga para visitar suas famílias e cidades natais.

Honrar ancestrais

Afinal, o Obon é uma data para relembrar e honrar os ancestrais. Durante os dias de celebração, acredita-se que o espíritos voltam para a Terra para visitar seus familiares.

Feriado prolongado

O ano de 2019 acabou unido um feriado oficial com um feriado casual. Em 2016, o governo japonês criou um feriado no dia 11 de agosto chamado Dia da Montanha.

Foi criado com o propósito de encorajar e estimular a população a se familiarizar com as montanhas do país e agradecer pelos benefícios que elas proporcionam ao Japão.

Emenda

Em 2019, o Dia da Montanha cai em um domingo, por isso, ele será celebrado na segunda-feira, de acordo com as leis do país, ou seja, um fim de semana com três dias.

A Japan Railways Group já registrou um aumento de 2% nas reservas entre os dias 9 e 18 de agosto em relação a 2017.

Verão japonês

Apesar do verão 2019 ainda não ter atingido as temperaturas recordes que o Japão registrou no ano anterior, a onda de calor já está muito forte.

Tokyo registrou 35°C. Em Kumagaya, prefeitura de Saitama, os termômetros atingiram 36,8°C. As altas temperaturas já causaram a morte de 11 pessoas emais de 5.600 pessoas forma hospitalizadas.

Expectativas

Segundo pesquisa online, 62,7% dos japoneses sentem-se satisfeitos com o recesso do Obon e do Dia da Montanha.

Porém, apenas 13% dos entrevistados admitiram que pretendem folgar nove dias. Já outros 13% não estão satisfeitos com o recesso.

Entre as principais queixas estão o congestionamento, o medo de acumular muito trabalho durante os dias de folga e o problema de não poder tirar férias quando é conveniente para o trabalhador.

Leia também

De Bon Odori à Tooro Nagashi: Confira 5 tradições do Obon no Japão 

Golden Week faz comerciantes terem problemas para pagar contas

Calor no Japão: altas temperaturas batem recorde 

De acordo com a publicação do The Japan Times, a expectativa e os ânimos dos japoneses em relação a esse feriado é semelhante ao do Golden Week de 2019.

Graças a sucessão do trono crisântemo e uma emenda, o feriado teve 10 dias de folga a nível nacional.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via