Cicadas no Japão: conheça curiosidades deste inseto típico do verão

As cicadas no Japão são típicas do verão japonês com seu zumbido característico. Além disso, é um dos insetos icônicos do país.

Cicadas no Japão

Cigarra no Japão

A cigarra vive em árvores e pode ser encontrado nas cidades em abundância, já que a natureza é bem integrada. É inofensível e os japoneses já estão acostumados com seu barulho.

Barulho do verão

O clima úmido e quente junto com as chuvas de junho e julho são propícios para as cicadas. Portanto, o verão é a época das cigarras e associada como memória dessa época do ano. Para alguns, o som é relaxante.

No entanto, dependendo do volume e quantidade pode ser ensurdecedor e atrapalhar também. Afinal, um grupo grande de cicadas pode alcançar mais de 100 decibéis a uma distância de 50 cm, segundo a BBC Earth.

35 espécies diferentes

Cicadas

No Japão, existem cerca de 35 espécies (das 2.000 mundiais) e cada uma produz um som diferente. Os japoneses usam onomatopeias para fazer alusão aos barulhos e são eles: gingin, jiyajiya, kanakana, tsukutsuku e mais.

Espécies mais comuns

A espécie Niinii-zemi faz um barulho niinii prolongado, daí seu nome. Parece um ganido. Ela é a que melhor se camufla em árvores.

O Abura-zemi é uma cicada meio avermelhada e o barulho é o típico jiijii parecendo que algo está fervendo em uma panela de pressão.

Kuma-zemi é uma das maiores em tamanho de coloração amarelada esverdeada. O som é shaashaa.

Minmin-zemi é o barulho mais reproduzido em animes e filmes com o miiimii. Elas são encontradas por todo o Japão e por isso são mais conhecidas.

Brincadeira de criança

Casca na árvore

Caçar as carcaças de cicadas é uma brincadeira de criança muito comum no Japão. É comum ver os pequenos andando com caixas pelos parques.

Bomba!

Algumas cicadas parecem estar mortas no chão, mas ao chegar perto elas podem assustar ao fazer barulho e pular.

Função do zumbido

Quem faz o barulho são os machos vibrando uma parte de seu abdômen com saco de ar para atrair a fêmea ou avisar de uma situação de perigo.

As fêmeas escolhem entre os diferentes tipos de sons o macho mais atraente e acasala com um parceiro fixo.

Alimento

Elas se alimentam de casca de árvores e bebem a seiva. As árvores oferecem todos os nutrientes para as cicadas adultas, além de servir como moradia.

Leia também

Restaurante de Tokyo oferece um prato pra lá de exótico: Ramen com insetos crocantes

Conheça o significado de 6 animais e insetos na cultura japonesa 

Os 8 insetos do Japão mais assustadores 

Época

Elas começam a aparecer em abril e por meados de setembro a temporada acaba.

Ciclos

As cicadas vivem debaixo da terra enquanto são larvas em seus ninhos. No verão, elas emergem para virar adultas abandonando uma casca.

Debaixo da terra podem viver anos (13 a 17), mas uma vez na superfície vivem apenas um mês depois de se tornarem adultas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via