Shiitake japonês é considerado o melhor do mundo

As fazendas de cogumelos no país são famosas e o shiitake japonês é considerado o melhor do mundo, segundo guia Michelin.

Shiitake

O shiitake é um cogumelo nativo do oeste asiático. Atualmente, 83% é produzido no Japão. O fungo de cor escuro marrom cresce em troncos e tem entre 5 a 10 centímetros em média.

Quem descobriu o cogumelo foram os chineses e era usado para nutrição e cura. Faz parte de lendas locais e era associado a virilidade com efeitos afrodisíacos.

Genboku

Fazenda de shiitake

Com o intercâmbio cultural, os japoneses desenvolveram seu próprio método de cultivo chamado genboku. Os esporos são inoculados por meio de cultura em troncos de carvalho de forma orgânica.

Uma fazenda em Atami faz o processo em 100.000 troncos de uma só vez usando o método genboku.

Shiitake crescendo em tronco de carvalho

As toras são cortadas e dispostas verticalmente já no outono para aguentar o inverno. O processo de cultivo e maturação demora cerca de dois anos e meio sem adição de produtos químicos.

shiitake japonês
Shiitake japonês cultivado pelo método Genboku

Sua qualidade está ligada diretamente a uma árvore com troncos bem nutridos e condições climáticas ideais. Um shiitake premium é firme, grande e suculento.

shiitake genboku

48% da produção nacional é produzida em Oita e seu shiitake seco já venceu concurso de qualidade promovido pela ministério da agricultura por 17 anos consecutivos. O solo é rico para as árvores de carvalho crescerem em clima montanhoso de alta altitude.

Leia também

Cogumelos do Japão: entenda o amor dos japoneses por esse alimento 

Kombucha: conheça mais sobre essa bebida tradicional japonesa

Conheça seis tipos de cogumelos no Japão 

O shiitake também é conhecido por fazer parte do acervo medicinal tradicional da Coreia e das regiões da extrema Rússia, além de ser cultivado na China e Estados Unidos.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via