Aprenda a fazer receita de dorayaki de creme e pasta anko

A receita de dorayaki é uma delícia e difere da receita de panqueca japonesa. Tradicionalmente é recheado com doce de feijão azuki (anko), mas dá para usar chocolate, creme ou que agradar. No Japão, tem vários recheios para escolher incluindo com frutas.

Doraemon

Receita de dorayaki

Dorayaki

Rende 6 pedaços.

Ingredientes

2 ovos;

80 gramas de açúcar;

1 colher de sopa de mel ou melado de cana;

½ colher de sopa de bicarbonato de sódio;

50 ml de água;

130 gramas de farinha cake flour*;

100 gramas de anko para fazer o recheio de creme;

150 gramas de anko para recheio tradicional;

50 ml de creme de leite gelado;

½ colher de sopa de açúcar.

A farinha para bolo é o cake flour comumente encontrado no Japão e Estados Unidos. Entretanto, caso não encontre por aqui, uma mistura básica serve de substituto.

Portanto, para cada xícara de farinha de trigo, retire duas colheres de sopa. Depois, substitua por duas colheres de sopa de amido de milho. Além disso, peneire para incorporar bem.

Receita de Anko

Ingredientes

200 gramas de feijão azuki;

180 gramas de açúcar;

700 ml de água;

Uma pitada de sal;

Modo de preparo

Anko

Primeiro faça o anko antes de fazer o dorayaki. Coloque os feijões em uma panela com água em fogo alto e espere levantar fervura.

Diminua para fogo baixo e deixe por cinco minutos. Descarte a água e coloque de volta na panela junto com mais água em fogo alto.

Deixe ferver por cinco minutos e descarte a água novamente. Esse processo é importante para tirar o gosto amargo dos feijões.

Agora, coloque os feijões na panela com 700 ml de água em fogo alto. Quando começar a ferver diminua o fogo.

Retire as espumas e deixe os feijões até que eles estejam cozidos. Pode levar até uma hora nesse processo. Se precisar adicione mais água.

Assim que eles estiverem no ponto para amassar, retire um pouco da água do cozimento para adicionar o açúcar. O feijão deve estar levemente imerso no caldo.

anko com açúcar

Acrescente 1/3 do açúcar e misture com ajuda de uma espátula por cinco minutos. Coloque outro 1/3 do açúcar e misture por mais cinco minutos.

Por último, adicione o restante e mexa sempre. Colocar o açúcar aos poucos ajuda a deixar os feijões mais macios. Assim que o caldo reduzir adicione uma pitada de sal.

pasta de anko

Assim que a consistência ficar mais firme e pastosa desligue o fogo e coloque a pasta em uma forma retangular para esfriar por pelo menos 1 hora. O anko está pronto.

Dorayaki

Agora é hora de fazer o dorayaki. Coloque os dois ovos em um recipiente e misture bem. Adicione o açúcar e o mel e bata por três minutos.

Em outro recipiente, dissolva o bicarbonato em 50 ml de água e adicione. Peneire a farinha de trigo na massa e misture bem com ajuda de um fouet. Cubra o recipiente com papel filme e deixe descansando por 30 minutos.

Depois do descanso, cheque a consistência da massa com o fouet, ela deve escorrer uniformemente. Se precisar acrescente uma colher de sopa de água até que ela fique no ponto ideal.

Aqueça em 170° uma frigideira antiaderente ou passe papel toalha com óleo na superfície. Seria um ponto de fogo médio. Se a temperatura estiver muito alta, o dorayaki queimará. Se estiver muito baixo ficará seco e duro.

Massa dorayaki na frigideira

Coloque a massa na frigideira com ajuda de uma concha. Faça tamanhos de 3 a 4 cm de diâmetro. Quando pequenas bolhas aparecerem na superfície é hora de virar. Deixe por 20 segundos e retire para resfriar em uma grelha.

Leia também

Aprenda a fazer três receitas de doces japoneses (panqueca, cheesecake e bolo matcha)

Dorayaki: conheça três lojas em Tokyo que vendem os melhores 

Aprenda a fazer um mousse de tofu delicioso e leve 

Receita de cheesecake vegano que não vai ao forno 

Recheio de creme

Coloque o creme de leite em um recipiente e coloque em banho maria em outra tigela com água e gelo.

Creme de leite na batedeira

Adicione o açúcar e misture com a batedeira por 2 a 3 minutos até que ele vire um creme. Remova a tigela da água com gelo e adicione 100 gramas da pasta anko e misture com uma espátula.

montando dorayaki

Coloque o recheio de pasta de anko com creme de leite em dois pedaços de dorayaki. Faça o mesmo com a pasta pura de anko. Está pronto!

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via