Banheiro japonês: aprenda como usar a privada tecnológica

A privada cheia de funções do banheiro japonês é conhecida como takino-toire. É bem provável se deparar com um por lá.

Banheiro japonês

Painel eletrônico

Apesar dessa privada ser bem comum, não será difícil encontrar um tradicional em que existe apenas um buraco no chão. Nesse caso, recomendamos ler: Você está preparado para usar o banheiro tradicional no Japão? 

Existem  vários tipos de privadas multifuncionais, mas algumas características são comuns. Apesar disso, encontrar um painel cheio de botões pode ser desesperador, mas a maioria costuma ser intuitiva. No entanto, existe sim, os que são difíceis de entender e não tem figuras explicativas.

Nesses casos, aprenda palavras comuns dos paineis de controle dos banheiros no Japão.

止 – Parar

おしり  – Spray (jato de lavagem na parte de trás)

やわらかい   – Spray (jato de lavagem) com menos potência

水勢    – Pressão da água

ビデ  – Bidet (jato para mulheres)

乾燥   – Secar

流す  – Descarga

音姫  – Som (otohime)

音停止  – Parar o som

音量   – Volume

パワー脱臭 – Odorizante

便座 – Aquecedor de assento

温水 – Água morna

Descarga

A descarga nem sempre fica acima da privada como acontece por aqui. Se a privada tiver um tanque embutido provavelmente terá um acionador manual que estará na lateral ou no topo da tampa.

Acionador de descarga com tanque
Descarga na lateral

Se não tiver, a descarga geralmente fica localizado na parede em um painel. Você pode encontrar  os símbolos de três traços na horizontal (III) ou os kanjis 流す. Se vir 大 quer dizer que o fluxo será maior. Se vir 小  será menor. Esses são os sinais mais comuns para descarga.

Descarga
Descarga
Descarga
Descarga

Além disso, nem sempre terá um botão, às vezes apenas aproximar a mão e um sensor acionará. Além disso, alguns tipos modernos possuem descarga automática assim que se levantar.

No entanto, atenção, existe uma função dos banheiros para disfarçar sons incômodos e ele simula o som da descarga.

Painel de som

O otohime fica localizado em um painel que fica localizado na parede com uma espécie de alto falante para sair o som que dura uns 20 segundos.

Emergência

Paineis banheiro
Descarga-Otohime-Botão de emergência (da esquerda para direita)

Se encontrar um painel com um botão vermelho (yobidashi), saiba que ele é destinado para emergências caso esteja passando mal e precisar de ajuda no banheiro no Japão.

Lixeira

É muito comum não encontrar lixeiras no banheiro japonês. O papel higiênico é um tipo que se dissolve facilmente na água, portanto, deve ser jogado na privada.

Se encontrar um lixo ele deve ser usado para jogar outros resíduos que não podem ser jogados no vaso. Por exemplo, absorventes, embalagens plásticas, etc.

Leia também

Por dentro dos maravilhosos e funcionais banheiros do Japão 

Sento: a tradicional casa de banho pública japonesa 

Um guia rápido para as várias funções especiais dos sanitários japoneses

Oshiri – Jato para lavar

Oshiri - Jato de água

Algumas privadas modernas são equipadas com uma função chamada oshiri que dispensa o uso do papel higiênico. Um pequeno dispositivo é responsável por acionar um jato de água.

Oshiri comandos
Parar/Jato na parte de trás/Jato leve/Bidet/Secar

(おしり) quer dizer um jato na parte de trás (bunda). (やわらか) é um jato mais leve. (ビデ) é do tipo bidê, um jato maior que cubra a parte da frente a trás e na maioria das vezes tem uma figura feminina.

Para interromper deve-se apertar o botão parar (止). Para secar é só apertar (乾燥), geralmente com símbolo de vento com traços ondulados e um jato de ar quente será lançado.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via