Ehomaki é sushi gigante da sorte e tradicional no Japão

Ehomaki é um sushi símbolo da sorte e deve ser comido inteiro sem desperdiçar nada. Segundo a tradição japonesa deve conter sete ingredientes, um número auspicioso e em referência aos sete deuses da fortuna.

Ehomaki

Ehomaki

O ehomaki é bem consumido em festivais setsubun para comemorar o final do inverno. Um dia antes do começo da primavera, mais ou menos em 3 de fevereiro (Rishhun).

Nesse mesmo dia, as pessoas costumam jogar feijão de soja torrado (mamemaki) para afastar a má sorte e atrair boa sorte.

O sushi gigante é vendido em lojas e feito de forma caseira pelas famílias japonesas. Os ingredientes também são sazonais.

A regra é fazer um desejo, comer em silêncio e olhar para a direção da sorte do ano (eho). Em 2019, a direção era ao leste nordeste.

Comendo ehomaki

Esse sushi é uma variação do futomaki. O costume ficou forte nos anos 90 e começou a ser vendido pelo país todo.

No entanto, é difícil rastrear como essa tradição teve início. A loja 7 Eleven começou a vender um futomaki chamado Marukaburi Sushi Ehomaki pelas lojas a nível nacional.

Pacotes de ehomaki

Depois, outras lojas acompanharam. Desde então, cada konbini lança uma variedade de ehomaki com recheios diferentes todos os anos.

Leia também

Os tipos de sushi mais fáceis para se fazer em casa (com receita)

Saiba diferenciar os principais tipos de sushi

Shichi Fukujin: saiba os significados dos 7 Deuses da Sorte

Ainda assim existem indícios do sushi gigante no período Edo (1603-1868) para desejar boa fortuna e sorte no ano seguinte.

É importante não cortar o ehomaki. Os ingredientes mais usados são cogumelo shiitake, kanpyo, pepino, tamagoyaki (omelete enrolado), enguia, peixe em pó e koyadofu (tofu seco).

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via