Purin: aprenda receita de pudim japonês cremoso e delicioso

A receita de pudim japonês é um pouco diferente da que estamos acostumados e é mais parecido com um flan ou custard. Conhecido como custard purin, é uma sobremesa muito apreciada no Japão.

Purin

Receita de purin

Purin

O purin tem a consistência mais cremosa e menos doce do que o pudim convencional. O segredo para a textura está na hora de misturar os ovos, açúcar e leite. Confira.

Ingredientes

Caramelo

140 gramas de açúcar;

60 ml de água;

Purin

4 ovos grandes;

80 gramas de açúcar;

400 ml de leite;

120 ml de creme de leite;

2 colheres de sopa de extrato de baunilha;

Modo de preparo

Primeiro, deve-se fazer o caramelo. Misture o açúcar com água em uma panela em fogo médio até que fique bem dissolvido. A coloração deve ficar mais escura gradualmente. Coloque o caramelo quente em formas individuais ou em uma única média.

Aqueça metade do leite até ficar morno, mas sem ferver. Peneire as gemas e o açúcar separadamente. Adicione em outra tigela as gemas dos ovos e o açúcar.

Misture os dois ingredientes e acrescente o leite morno aos poucos até que fique homogêneo. Coloque em fogo médio e misture sempre. Não deixe ferver.

Assim que estiver tudo misturado, retire do fogo. Adicione o restante do leite (200 ml) em temperatura ambiente, creme de leite e o extrato de baunilha. Misture bem.

Coloque o purin nas tigelas ou forma com o caramelo. Em uma panela grande acrescente água em fogo alto para fazer banho maria. Coloque os moldes ou molde na água e espere ferver.

Leia também

Amanatto: confeito de feijão gostoso e tradicional do Japão

Aprenda a fazer receita de cheesecake de tofu prático

Bubble tea no Japão: pérolas de tapioca são populares

Assim que começar as bolhas, diminua o fogo para baixo. Cubra com papel alumínio por cinco minutos. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 15 minutos no vapor. Faça o teste do palito. Resfrie na geladeira e sirva.

Fazer a receita sem o creme de leite dá certo também. Se quiser que a receita fique mais consistente, é só adicionar 10 gramas de gelatina sem sabor dissolvido em 60 ml de água morna e adicionar junto com a essência de baunilha e leite na segunda etapa.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via