Quando acontecerá o próximo grande terremoto de Tokyo?

Em 2013, o governo japonês encomendou um estudo para prever o próximo grande terremoto de Tokyo. Os melhores especialistas do Japão chegaram a um consenso.

De acordo com os cientistas, a probabilidade do próximo grande terremoto acontecer até o ano de 2050 é de 70%. No entanto, sem data definida ou limite.

Embora a capital japonesa esteja bem preparada, um tremor acima de 7° na escala Richter (que é o esperado) de um terremoto de Tokyo fará a maior e mais populosa cidade do mundo mergulhar no caos.

As previsões para o Dia X

Gráfico sísmico

Segundo o estudo encomendado pelo governo do Japão, caso um novo grande terremoto de Kanto aconteça, aproximadamente, 610 mil edifícios serão danificados.

Além disso, cerca de 23 mil pessoas, provavelmente, serão soterradas/atingidas por escombros. Os danos econômicos com infraestruturas destruídas, edifícios desmoronados e serviços básicos cancelados podem atingir a casa dos JP¥ 95 trilhões (R$ 3.697.400.000,00).

Ainda segundo estimativas, 4 milhões tentarão sair da cidade, 5 milhões ficarão presas dentro da capital e mais de 150 mil feridos precisarão de atendimento médico.

No entanto, essas estimativas são para cenários de terremotos grandes, ou seja, até 7,9° nas escala Richter.

Prevenção

Treino prevenção terremoto

O Grande Terremoto de Kanto aconteceu no dia 1º de setembro de 1923. Data que se tornou o dia oficial de Prevenção de Desastres no Japão.

No ano de 2019 já foram realizados exercícios na capital, nas cidades ao redor e em outras localidades do país.

Os exercícios foram realizados no dia 01 de setembro em Tokyo às 07hs. Simularam tremor de 7.3° na escala Richter e foram supervisionados pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

Shinzo Abe no treinamento

Além disso, a prefeitura de Chiba também participou da simulação servindo como a ponte entre o governo central e os locais.

Entre as atribuições do governador de Chiba, Kensaku Morita, estavam a organização de equipes de resgate, recursos humanos, logística de entrega de suprimentos e suporte técnico.

As prefeituras de Saitama, Kanagawa e Yamanashi também participaram do exercício conjunto de 2019.

Grande Terremoto de Kanto

Grande terremoto de Tokyo

Há 96 anos, o Japão sofreu com o maior desastre natural de sua história. Durante a hora do almoço um tremor de 7.9° na escala Richter sacudiu a ilha de Oshima (cerca de 100 km de Tokyo).

Naquela tarde, milhares de prédios e edifícios da capital japonesa ruíram. Além disso, tsunamis acima de 12 metros de altura sacudiram a baía de Tokyo e Yokohama. 105 mil pessoas morreram.

Leia também

Homem desaparecido após o terremoto de Tohoku em 2011 é encontrado vivo e bem 

Saiba como agir em caso de terremoto no Japão 

Natureza mortal: curiosidades sobre o tsunami 

Descrito por alguns sobreviventes como o dia do inferno na Terra, foi o evento que marcou o investimento a prevenção de desastres naturais no Japão.

Desde então, foram desenvolvidas tecnologias na engenharia e arquitetura para absorver os impactos dos tremores e causar o mínimo dano possível.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via