Aneyoshi: pedra do tsunami continua salvando vidas

Aneyoshi é uma pequena vila que permaneceu intacta depois do terrível tsunami de 11 de março de 2011 causado por um terremoto de magnitude 9.0 que atingiu o Japão.

Foi 900 vezes mais forte que o terremoto do Haiti em 2010 com mais de 20.000 mortos e desaparecidos. No entanto, a vila Aneyoshi foi salva graças a uma pedra colocada para evitar novas tragédias.

Vila Aneyoshi – Pedra do tsunami

Pedra de Aneyoshi

Em 1896* ocorreu um grande tsunami em Aneyoshi com ondas de 381 metros em que apenas duas pessoas sobreviveram.

Depois desse incidente, a vila foi para um lugar mais alto, mas após alguns anos as pessoas se esqueceram.

Fumio Yamashita, um historiador amador de Iwate e que já escreveu dez livros sobre tsunami contou que as pessoas se esquecem de tragédias após um tempo e voltam a reconstruir suas casas nos mesmos locais. Isso é comum.

Então, eles voltaram a construir casas perto da costa para ficarem perto de seus barcos e outro tsunami atingiu a vila em 1933 deixando apenas quatro sobreviventes.

Pedra do tsunami

Então, para evitar uma nova tragédia, os ancestrais colocaram uma pedra com um aviso. “Não construa casas abaixo desse ponto”. “Habitações em locais altos são a paz e a harmonia dos nossos descendentes. Lembre-se da calamidade dos grandes tsunamis”.

Graças a pedra, as próximas gerações conseguiram sobreviver após o tsunami de 1960 e o de 2011. No último, a vila tinha 34 habitantes e 11 casas, segundo reportagem do The New York Times.

A vila de Aneyoshi foi construída metros acima de um local alto o suficiente. Além disso, as crianças aprendem sobre a pedra na escola e sabem de sua importância. Em 2011, as ondas de 388 metros pararam a poucos metros da pedra de Aneyoshi.

Leia também

Motivado por tsunami, Takashi Kobayashi já construiu mais de 120 casas na árvore no Japão

Saiba como agir em caso de terremoto no Japão 

Natureza mortal: curiosidades sobre o tsunami 

Memoriais

Outras pedras podem ser encontradas por outras regiões costeiras do Japão. No entanto, nenhuma tem instruções diretas como a da pequena vila.

Pedra Yasu Ansei
Yasu Ansei

Algumas têm apenas marcações de homenagem aos mortos pelas grandes ondas e são memoriais. Existem pedras em Yasu, Shiwagi, Tomoura, Yuki, entre outros locais.

*Artigo editado em 02-10-19. Data corrigida de 1986 para 1896*

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via