É verdade que alguns esgotos têm peixe koi no Japão?

Existe um rumor pela internet que alguns canais de drenagem no Japão têm a água tão limpa que peixes koi nadam livremente.

Canais com peixe koi

Algumas cidades, vilas e distritos têm córregos e canais com peixe koi que ficam espalhados pelas ruas e podem ser confundidos com sistemas de escoamento ou esgoto, mas não são. A água flui de rios e montanhas.

Os peixes nadam livremente e são usados para purificar a água para ser usada em atividades domésticas. Já fizemos um artigo sobre Harie em Shinga que é assim.

Harie: um belo distrito japonês com um curioso sistema de puriticação de água 

No entanto, as fotos famosas que acabaram viralizando na internet não são de Harie, mas sim de Gujo Hachiman em Gifu conhecida como cidade da água.

A água desce pela montanha e flui pelos córregos espalhados. Os canais com peixes podem ser vistos por quem passa e atrai muitos turistas.

As pessoas usam a água para se refrescar no verão, pois ela diminui a temperatura do ambiente, além de nadarem nos rios.

Ela é utilizada para tudo, desde cozinhar a lavar roupa. Eles usam sabonete e sabão biodegradável natural para não poluir.

 

Leia também

Koi: aprenda sobre a carpa amada e sagrada dos japoneses

Canal na rua com água limpa e peixe koi

Shibamara em Nagasaki é outra cidade conhecida por ter canais pela cidade com carpas e algumas fotos também ficaram famosas. A água flui de um rio e ajuda a refrescar um pouco a temperatura no calor.

O Japão ainda tem outros locais com esse mesmo sistema de canais por ser um método antigo e contiuamente replicado e mantido. Por exemplo, Hida-Furukawa.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via