Microsoft do Japão dá mais folgas e produtividade aumenta

A empresa Microsoft do Japão ofereceu a 2.300 funcionários sexta-feira livre para aumentar os dias de folga remunerada.

Recepção da empresa no Japão

Aumento de produtividade e menos faltas

A nova medida foi testada no mês de agosto e como resultado houve aumento de produtividade de 39.9% e por consequência ocorreram 25.4% a menos de faltas.

Economia de luz, papel e tinta

Além disso, houve economia na conta de luz da empresa de 23.1%, além de terem gastado com menos impressões com redução de 58.7%.

Tempo otimizado

Com menos tempo para realizar as tarefas diárias, as equipes se organizaram para usar o tempo de forma efetiva, além de cortar a duração de reuniões. Elas ficaram mais curtas e algumas passaram para o ambiente virtual economizando tempo.

As mudanças foram aprovadas pelos funcionários com aceitação de 92.1% e os quatro dias de trabalho acabaram sendo o suficiente para completar as tarefas. Eles trabalharam mais nesses dias, mas de forma eficaz.

Em vista do sucesso do experimento, a Microsoft do Japão pretende repetir e oferecer as sextas novamente no próximo verão e em outras ocasiões.

No Japão, a cultura de trabalho exige que os funcionários cumpram suas horas e até fiquem a mais no escritório.

Leia também

Morte por trabalho excessivo é conhecido como karoshi no Japão

Startups japonesas estão adotando política do direito de se desconectar

Inemuri: motivos que fazem dormir em público ser bem aceito

O sistema de hierarquia também é um fator, já que se o superior não for embora, é esperado que todos fiquem. Não que isso seja uma regra, mas é algo natural a ser feito de senso comum e faz parte da cultura de time.

Essa postura já foi bastante criticada e é um dos pontos chaves para morte por trabalho excessivo (karoshi). Nas empresas tradicionais é raro sair no horário e atrasos no dia seguinte não são tolerados.

Portanto, segundo o teste da Microsoft do Japão mostrou que trabalhar menos pode ser mais produtivo e como resultado a qualidade de vida melhora, assim como o desempenho dentro do escritório.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via