Motivos das japonesas usarem luvas no calor do verão japonês

O calor do verão japonês é um dos mais intensos e as temperaturas chegam a bater mais de 42 graus. Além disso, a umidade fica entre 78% a 83% em meados de agosto e a sensação térmica é maior.

Essas condições climáticas fazem o verão uma das épocas mais rígidas e nada parece aliviar o calor no Japão. É nessa época que muita gente vai parar no hospital e existe até uma dieta sazonal com alimentos para aumentar a disposição e diminuir a fadiga (natsubate).

Luvas no verão japonês?

Mulher usando luvas nos braços

No entanto, se você prestar atenção vai ver que é muito comum ver mulheres em pleno verão usando luvas compridas, óculos de sol, chapéu e roupas compridas.

Muitos estrangeiros acham estranho e acabam criando debates na internet em fóruns questionando os motivos.

Saúde da pele

Bom, as japonesas levam os cuidados com a pele muito a sério. Não à toa, os melhores produtos são de lá. O skincare é mais importante que a maquiagem, por exemplo.

É só dar uma olhada nas principais tendências de beleza ou olhar as influencers japonesas e notar que o ideal são maquiagens leves e uma pele impecável.

Quando as pessoas se surpreendem com a pele japonesa e questionam os motivos da maioria não aparentar a idade que tem, não pensam que por trás existe uma rotina de cuidado e preocupação com a proteção da pele dos raios UV. Claro, genética e estilo de vida também contam.

Raios ultravioleta

Queimadura de sol no braço

Os raios UV (ultravioletas) tem efeitos nocivos na saúde da pele comprovados com envelhecimento precoce, manchas e até câncer.

A exposição prolongada é um dos vilões, pois ele é acumulativo e não pode ser visto a olho nu. Também causa manchas do tipo melasma muito difícil de clarear.

Ação dos raios UV na pele
Efeitos dos raios UV na pele

Além disso, como é muito úmido no Japão, usar protetor solar acaba não sendo a melhor opção. Ao final do dia a pele acaba com um mix de suor com oleosidade deixando um mal-estar e causando uma sensação pegajosa.

Benefícios

É tanta transpiração que fica difícil de ficar repassando o protetor de tempos em tempos. Já as luvas são confeccionadas em tecido especial para bloquear os raios UV, além de absorver o suor e até ajudar a manter a temperatura corporal.

Leia também

Produtos japoneses: conheça 6 opções para os cuidados com a pele

3 produtos de beleza das farmácias japonesas amados pelas mulheres estrangeiras

Calor no Japão: altas temperaturas batem recorde

Como lidar com o natsubate?

Luva bloqueadora de raios UV

Algumas japonesas usam toda essa proteção em dias manatsubi em que as temperaturas podem bater mais de 30 graus quando a exposição dos raios UV é maior e o sol causa queimaduras intensas.

No entanto, isso não quer dizer que toda japonesa se cobre no verão ou não toma sol, mas essa é uma estratégia adotada por algumas para se proteger nos dias mais intensos e específicos.

No mundo dos jogos esse hábito é incorporado no figurino da personagem Tifa de Final Fantasy.

Tifa Final Fantasy

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via