Saiba atrair a sorte com 5 comidas japonesas auspiciosas

O Japão possui inúmeros objetos destinados a atrair sorte às pessoas. Daruma, Maneki Neko, Akabeko, Omamori e tantos outros. Não é de se surpreender que também existam as “comidas da sorte” – alimentos que remetem ao sucesso, saúde, riqueza e bons presságios. Alguns deles estão associados à celebrações ou eventos culturais específicos. Já, outros, podem ser consumidos em qualquer data do ano.

Confira alguns dos alimentos mais deliciosos e auspiciosos da culinária japonesa.

1- Sekihan

sekihan
(Crédito: ricetech)

Sekihan (赤飯) ou arroz vermelho é um prato feito de arroz mochigome e feijão azuki. Eles são cozidos juntos, o que confere a cor avermelhada ao prato.

Historicamente, acreditava-se que a cor vermelha tinha o poder de expulsar os espíritos malignos. Dessa forma, o arroz vermelho (arroz vermelho Camargue) era oferecido aos deuses em rituais xintoístas.

Com o passar do tempo, as variedades de arroz branco tornaram-se mais populares no Japão e o arroz vermelho praticamente desapareceu. Então, para dar continuidade à tradição, os japoneses começaram a adicionar o feijão azuki ao arroz branco.

Quando a prática de comer sekihan espalhou-se para os plebeus, durante a Era Edo, o alimento tornou-se um importante prato a ser degustado em ocasiões alegres, sendo considerado um símbolo auspicioso.

Até hoje, o sekihan é servido em dias festivos durante todo o ano. Algumas dessas ocasiões são: obiiwai (ritual durante o quinto mês de gravidez para desejar um parto seguro e fácil), okuizome (cerimônia da primeira refeição simbólica de um bebê), Shichi-go-san (ritual para crianças de 7, 5 e 3 anos), cerimônia de graduação e aniversários de 60, 70, 77, 88 e 99 anos.

2- Tai (pargo)

tai
(Crédito: magazine.hitosara)

Com formato bem modelado, reluzentes escamas vermelhas, delicada carne branca e gosto requintado, não é de se surpreender que o tai tenha se tornado o “rei dos peixes” no Japão e um símbolo de boas notícias.

Alimento extremamente popular para atrair a boa sorte, o tai é consumido no Japão em casamentos, aniversários, ano novo e outras ocasiões de comemoração. Este status de boa sorte foi concedido tanto pela sua cor vermelha (considerada uma cor auspiciosa no Japão) quanto pelo seu nome, que é semelhante ao som final da palavra omedetai que significa “feliz” ou “auspicioso”.

Em ocasiões festivas, é comum cozinhar e servir o tai inteiro – “okashira-tsuki“- preservando sua forma perfeita. Outras opções de preparo incluem tai-meshi (cozido e misturado ao arroz), sashimi e sushi.

3- Katsu

katsu
(Crédito: jpninfo)

O katsu é um prato popular japonês feito com carne, principalmente de porco ou frango. Este ingrediente é empanado com farinha, ovos e panko. Depois, ele é frito até ficar crocante e dourado.

O status de “comida da sorte” vem de seu nome, que é um homônimo para o verbo japonês que significa “ganhar”. Por esse motivo, muitas vezes este alimento é comido por competidores antes de partidas esportivas e por alunos antes de um exame.

O katsu é normalmente apreciado com um molho especial, uma pilha de repolho cortado finamente e arroz. Ele também é geralmente consumido juntamente com o kare (katsu-kare), em cima de uma tigela de arroz (katsudon) ou em uma caixa de bentô.

Leia também:

4- Osechi

osechi
(Crédito: Fast Japan)

Osechi é uma refeição especial japonesa consumida tradicionalmente no Ano Novo. Ele é facilmente reconhecido por suas caixas especiais, chamadas de jubako, repletas de uma coleção de alimentos que trazem boa sorte. Esta seleção de ingredientes é conhecida como “osechi ryori“.

Cada iguaria que compõe o osechi possui um significado simbólico na comemoração do Ano Novo relacionado à saúde, longevidade, riqueza, felicidade e colheita. Um exemplo, é o camarão relacionado à uma vida longa devido a curvatura das costas que é comparada à de uma pessoa idosa.

5- Neba-neba

nebaneba
(Crédito: ilovemsiafood)

O termo neba-neba refere-se a um grupo de alimentos auspiciosos que possuem uma textura pegajosa e viscosa. Alguns exemplos comuns são ovo cru, natto, tororo, cogumelos nameko, algas marinhas mozuku e quiabo.

Os alimentos neba-neba são considerados muito saudáveis. Mas, seu status como comida afortunada surgiu de sua viscosidade. Ela é associada à perseverança e à persistência de alguém que dá o seu máximo em algo. Este prato pode não agradar à todos, mas seu valor simbólico é bastante interessante, não acham?

 

Que tal dar uma chance a essas deliciosas e auspiciosas comidas japonesas? Afinal, sorte nunca é demais, não é mesmo?

Fonte: gurunavi, jpninfo
Imagem destaque: bebeloveokazu/Hideki Ueha

Comentários

Share via