Ryokan: uma hospedagem ao estilo de vida do período Edo

Os ryokans proporcionam aos turistas uma hospedagem ao estilo de vida do período Edo e uma excelente oportunidade para vivenciar a história do Japão.

Conheça o ryokan (旅館), uma hospedagem tradicional do Japão, onde os visitantes dormem em quartos com nomes de flores, em um futon no tatami, vestidos com o yukata. Além de poderem desfrutar de refeições típicas e de fontes termais em harmonia com a natureza.

O que é um Ryokan

Os ryokans são tradicionais hospedagens japonesas que pouco mudaram desde o período Edo.

Tudo é tradicional em um ryokan, incluindo o edifício, os jardins, os quartos, a roupa de cama, o banho, as refeições e roupas para os hóspedes.

Hospedar-se em um ryokan é como viajar no tempo e vivenciar o charme do antigo Japão.

História do Ryokan

Em 1603, um chefe militar chamado Tokugawa Ieyasu tornou-se um Shogun do Japão depois de vencer uma série de batalhas, este período é marcado como o período Edo (1603-1868).

Antes de 1603, o Japão havia passado por uma guerra civil de séculos e o período Edo foi o primeiro longo período de paz e tranquilidade no Japão, o que tornou as viagens pessoais mais seguras, pela primeira vez na história do país.

Nesse período os japoneses começaram a viajar e a descobrir o seu país, foi então que surgiu o ryokan.

Tipos de Ryokan

Há vários tipos de ryokans, alguns são pequenos estabelecimentos familiares, enquanto outros são enormes resorts.

O ryokan também tem preços variáveis, que podem ser o valor das diárias dos hotéis mais caros do mundo ou atraentes preços baixos.

Os preços dos ryokans são sempre tabelados por pessoa e por noite. As diárias, geralmente, incluem um elaborado café-da-manhã e um jantar.

Os quartos podem, geralmente, acomodar 4 pessoas, sendo assim mais baratos do que os quartos para 2 pessoas. A maioria dos ryokans não aceitam reservas para apenas uma pessoa.

Localização e Serviços

É possível encontrar um ryokan em qualquer lugar do Japão, desde pequenas e afastadas aldeias até em grandes cidades, como Tóquio.

O bairro de Asakusa, em Tóquio, é conhecido por seus ryokans com preços atraentes, que muitas vezes não incluem as refeições em sua estadia.

No entanto, a grande maioria dos ryokans situam-se em áreas de resorts como Hakone.

Em pequenas e remotas cidades ou aldeias os ryokans se assemelham à casas de família.

Os ryokans possuem um modo muito pessoal de receber seus clientes, alguns colocam até placas de boa vindas personalizadas na entrada com os nomes de cada um dos hóspedes.

Após serem prontamente ser recebidos, os hóspedes são levados a um sofá ou cadeira no lobby ou diretamente para o seus quartos, além de serem servidos com chá e um lanche antes de serem preenchidos os cadastros de check-in.

Os ryokans geralmente oferecem um tipo de serviço que não é encontrado em um hotel com a mesma faixa de preços.

Os bons ryokans oferecem atendentes pessoais que sempre estão prontos para recepcionar, fazer o check-in, mostrar o quarto, servir um chá e ajudar seu hóspede em todos os problemas, além de servir as refeições, e tudo mais que seja acolhedor.

Yukata

Os ryokans fornecem aos hóspedes o yukata (um tipo de quimono), para usarem durante a estadia, que podem ser usados em torno do hotel (como no banho em onsen).

O yukata traz de volta o charme do Japão antigo ao ambiente do ryokan.

Edifícios e Quartos

Muitos ryokans estão localizados em edifícios históricos e outros em estruturas modernas. Mas geralmente, o ryokan tem uma ampla área comum na entrada, ou lobby, que dá acesso aos restaurantes e quartos, com vistas para um jardim japonês.

Os quartos do ryokan são tradicionais, em estilo japonês com piso de tatami, roupa de cama com futon, mobiliário em estilo antigo, fusuma , shoji (divisórias) e tokonoma (uma reentrância com piso de tatame elevado).

Os quartos possuem, frequentemente, uma área de luz ou uma varanda que seja separada por portas de fusuma. Em um ryokan mais sofisticado é possível ter um onsen (banheira com água termal) privado no quarto.

Refeições

Alguns ryokans servem as suas refeições no quarto, de um modo geral, o café-da-manhã estilo japonês e o jantar com elaborados kaiseki (banquetes). Em muitos casos, apenas o jantar do ryokan já vale pelo custo da estadia.

 

Assim como nos hotéis, as refeições do ryokans são programadas para um determinado horário, sendo que é preciso confirmar ou informar o atraso quando necessário.

Onsen e Entretenimento

O ryokan quase sempre tem um onsen, que geralmente é separado por gênero e pode ser dentro da casa, ao ar livre ou ambos.

Muitos hóspedes do ryokan optam por ficarem no estabelecimento durante o dia e a noite toda, desfrutando do onsen e das refeições e relaxando em áreas comuns ou no quarto.

Um ryokan grande pode ter em suas dependências, bares, cafés, salas de jogos e karaoke.

O ryokan pequeno pode não ter nenhuma dessas coisas, mas é muito comum possuírem uma máquina de venda automática com cervejas.

Já se imaginou em um ryokan, ou já se hospedou?

Comentários

Share via