Kanda Matsuri: um dos maiores festivais de Tokyo

Kanda Matsuri é um dos três festivais mais famosos de Tokyo, juntamente com o Sanno Matsuri e Fukagawa Matsuri. Ele ocorre em meados de maio em anos ímpares, alternando com o Sanno Matsuri que é realizado em anos pares.

Kanda Matsuri em Tokyo
(Crédito: jpninfo)

O festival é composto por inúmeros eventos que são realizados ao longo de uma semana. Mas, a atração principal acontece durante o sábado e o domingo. Neste ano, o Kanda Matsuri está sendo realizado entre os dias 11 e 17 de maio, sendo que os eventos mais importantes ocorrerão no dia 13 e 14.

História do Kanda Matsuri

O festival começou durante o Período Edo (1603-1867). Quando o shogun Tokugawa começou a governar o país, o evento era celebrado como uma demonstração de prosperidade sob o novo regime.

O Kanda Matsuri e o Sanno Matsuri eram os únicos festivais permitidos a passar pelos terrenos do Castelo Edo. Ambos eram realizados anualmente, mas devido ao crescimento dessas festividades, passaram a ser realizadas apenas em anos alternados.

Atualmente, o festival também é realizado em homenagem aos deuses do Santuário Kanda Myojin. Há especialmente três divindades consagradas: Daikokuten (o deus da boa colheita e do matrimônio), Ebisu (o deus dos pescadores e dos empresários) e Taira Masakado (um senhor feudal do século 10). Ao longo dos anos, o Kanda Matsuri passou a ser uma celebração para a riqueza e a boa fortuna do povo.

Leia também:

Sábado – Procissão Principal

Kanda Matsuri realiza uma longa procissão de aproximadamente 11 horas no sábado. Ela segue uma rota sinuosa, com início no Santuário Kanda Myojin, passando pelas ruas de Kanda, Nihonbashi, Otemachi e Akihabara, retornando ao santuário ao final.

mapa Kanda Matsuri

O maior destaque do festival são os mais de 200 santuários portáteis xintoístas (mikoshi), pesando mais de 1000 kg, que são carregados por várias equipes. Além dos mikoshi, a procissão ainda inclui sacerdotes xintoístas a cavalo, carros alegóricos e participantes em trajes da Era Edo.

Kanda Matsuri mikoshi
(Crédito: jpninfo)

Domingo – Paradas

No domingo, os bairros da área de Kanda levam suas deidades locais (ujigami), alojados em mikoshi, para uma caminhada pelas ruas a fim de abençoar os moradores. Depois, eles seguem para o santuário de Kanda.

Santuário Kanda
Santuário Kanda Myojin (Crédito: Japan Guide)

Informações

Data: dias 11 a 17 de maio
Local:Santuário Kanda Myojin (2-16-2 Sotokanda Chiyoda-Ku Tokyo)
Site:Kanda Myoujin

Fonte: Japan Guide e jpninfo

Comentários

Share via