Fique por dentro da cultura dos Chicanos no Japão

O Japão sempre foi famoso pela cultura da moda de diferentes regiões. Andando por Tóquio em um fim de semana, será possível ver entusiastas de Lolita, Rockabilly, Cosplayers, Chicanos no Japão e muito mais.

Os cholos japoneses dedicam sua vida a cultura Chicana, que surgiu na cena underground nos Estados Unidos.

Chicanos no Japão

Geralmente associada as gangues criminosas e violentas de L.A., a cultura Chicana na realidade surge nos movimentos de empoderamento dos mexicanos-americanos entre a década de 1940 à 1970.

Eles valorizavam a cultura de sua raíz mexicana, dando importância a identidade das comunidades, muitas vezes marginalizadas pela sociedade americana.

Os imigrantes chegavam aos Estados Unidos em busca de uma oportunidade de emprego, para dar suporte aos seus familiares, muitas vezes sem visto de trabalho ou local fixo de moradia.

Leia também:

Como os chicanos foram parar no Japão?

“Quando o movimento Lowrider se popularizou na década de 90, as gangues e os Cholos vieram importados dos EUA para o Japão pela revista Lowrider Magazine”.

Chicanos no Japão

Explica Shin Miyata, proprietário da estúdio Barrio Gold Records. Ele dedicou a maior parte de sua vida para trazer a música e cultura Chicana no Japão.

Chicanos no Japão

“Na América, era claro que os Chicanos (mexicanos-americanos) eram poucos, pelo fato de serem minoria no país, não podiam expressar abertamente a sociedade suas opiniões políticas e culturais, então o faziam com seus carros e seus visuais”.

Chicanos no Japão

Chicanos no Japão são unidos

Cholos é uma exploração das diferenças e semelhanças entre a cultura Chicano da América e do Japão, a cena não se resume a cultura violenta de gangue, existe uma forte raiz de valores familiares nele.

Os japoneses se apaixonaram pelo amor a família dos chicanos, por serem tão integrados e fiéis uns aos outros.

Chicanos no Japão

O chicano no Japão tem uma identidade visual e de comportamento. Eles se vestem com calças largas, meias altas, Nike Cortez ou K-Swiss nos pés, com seus carros antigos e tunados.

Chicanos no Japão

A cena underground dos Cholos no Japão virou ponto de referência e muitos chicanos do México e de L.A gostam de visitar a terra do sol nascente.

Chicanos no Japão

Ao contrário dos Cholos dos Estados Unidos, que tinham dificuldades em conseguir um emprego que sustentasse sua família por sofrerem preconceito, acabando se envolvendo com o crime, os chicanos no Japão encontram mais facilidades.

Muitos tem seus próprios negócios e são bem sucedidos, com empregos bons.

O Japão é conhecido por ter em seu território diversas manifestações culturais de outros lugares, apesar de ser tradicional.

Os Cholos japoneses, apesar de andarem em gangues, não costumam se envolver com crimes, é uma manifestação de sua identidade e estilo. Eles estão em Tóquio, Osaka, Hyogo, e em diversos lugares do Japão.

Comentários

Share via