Se você costuma escutar músicas japonesas há algum tempo, é provável que você reconheça alguns singles que foram populares tanto no Japão quanto no exterior. Para matar a saudade, confira alguns dos maiores sucessos da década de 90. Prepare seus ouvidos e suas emoções!

“Odoru Pompokolin” – B.B.Queens (1990)

Odoru Pompokolin ” (おどるポンポコリン) é a canção de estréia da banda pop japonesa BBQueens, lançada em 4 de abril de 1990. Ela foi usada como música tema da série de anime “Chibi Maruko-chan“. Ficou em primeiro lugar nos gráficos semanais japoneses “Oricon Singles Charts” em 1990 e foi considerado o mais vendido do ano.

“Ai wa Katsu” – KAN (1990)

Ai wa Katsu” (愛は勝つ) é uma música composta e gravada pelo cantor e compositor japonês Kan, lançado como oitavo single do artista em setembro de 1990. Inicialmente, a canção foi apresentada em seu álbum “Yakyu Senshu ga Yume datta“, publicado um mês antes.

A música tornou-se o primeiro hit de sucesso do artista. A canção passou 8 semanas no topo do gráfico da Oricon e foi classificada como o terceiro single mais vendido em 1991, no Japão.

“Love Story wa Totsuzen ni” – Oda Kazumasa (1991)

Love Story wa Totsuzen ni” (ラブ・ストーリーは突然に) foi o single mais bem sucedido do cantor e compositor Oda Kazumasa. Essa música já foi exibida em três álbuns do cantor: “Oh! Yeah!” (1991), “Tsutaetai Koto ga arun da” (1997) e “Jiko Best” (2002). O single alcançou o número 1 na tabela Oricon e foi o mais vendido de 1991. “Love Story wa Totsuzen ni” foi usado como música tema para o drama japonês “Tokyo Love Story“. A música foi escrita, composta, organizada e produzida pelo próprio artista.

(Querem ver o cantor Oda Kazumasa cantando “Love Story wa Totsuzen ni“? Assista aqui e aqui.)

“Say Yes” – Chage & Aska (1991)

Say Yes” é um single da dupla de cantores e compositores Chage and Aska, lançado em 24 de julho de 1991. A música ficou 13 semanas consecutivas em primeiro lugar na parada de sucessos da Oricon e é o sexto single mais vendido no Japão desde o estabelecimento da Oricon. A canção foi tema de abertura de um drama japonês chamado “Hyaku Ikkaime no Propose“. Composta como uma canção de casamento, a letra fala sobre as dificuldades do amor e culmina com um pedido de casamento.

“Kimi ga Iru Dake de” – Kome Kome Club (1992)

Kimi ga Iru Dake de” (君がいるだけで) foi lançada no dia 4 de maio de 1992 e gravada pela banda japonesa de pop rock Kome Kome Club. A música ocupou o primeiro lugar durante 6 semanas nos gráficos da Oricon e é o quinto single mais vendido no Japão. A canção foi usada como música tema do drama japonês “Sugao no Mama de“.

“Sekaijuu no dare yori kitto” – Nakayama Miho & Wands (1992)

Sekaijuu no dare yori kitto” (世界中の誰よりきっと) foi gravada pela cantora Nakayama Miho em conjunto com a banda de rock japonesa Wands. Ela foi lançada em outubro de 1992 e tornou-se uma das canções J-pop mais populares de todos os tempos. A música foi gravada em colaboração entre a cantora Nakayama Miho e o grupo WANDS.

A canção foi usada como música tema para o drama japonês “Dareka ga Kanojo wo Aishiteru“. O single alcançou o número 1 nas tabelas semanais da Oricon, onde manteve-se durante 28 semanas.

“Makenaide” – Zard(1993)

Makenaide” (負けないで) foi lançado pelo grupo de J-pop Zard, no dia 27 de janeiro de 1993. O single alcançou o primeiro lugar na tabela semanal da Oricon na primeira semana.

Yah Yah Yah” – Chage & Aska (1993)

Yah Yah Yah” é outra música popular da dupla Chage and Aska, lançado no dia 3 de março de 1993. Esta canção foi a mais vendida no Japão em 1993.

“Tomorrow Never Knows” –  Mr.Children(1994)

Tomorrow Never Knows” foi lançado no dia 10 de novembro de 1994. A música é o oitavo single mais vendido no Japão na história da Oricon.

“Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Tsuyosa to” – Shinohara Ryoko & T. Komuro (1994)

Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Tsuyosa to” (恋しさと せつなさと 心強さと) foi lançado no dia 21 de julho de 1994 em colaboração entre Shinohara RyokoKomuro Tetsuya (T. Komuro). O single alcançou o número 1 nas tabelas semanais da Oricon e foi música tema da animação “Street Fighter II MOVIE“.

Leia também:

“Love Love Love” – Dreams Come True(1995)

Love Love Love” foi lançado no dia 24 de julho de 1995 pela banda Dreams Come True.  A música alcançou o número um na tabela semanal da Oricon e é o décimo single mais vendido no Japão.

“Tomorrow” – Mayo Okamoto (1995)

Tomorrow” foi o primeiro single da cantora e compositora pop japonesa Mayo Okamoto. Lançado no dia 5 de outubro de 1995, a canção atingiu a primeira colocação nas paradas semanais da Oricon.

“Departures” – Globe (1996)

Departures” foi gravado pela banda pop japonesa Globe e foi lançado no dia 1º de janeiro de 1996. Foi o número um na Oricon semanalfoi o segundo single mais vendido no Japão durante o ano.

“Namonaki Uta” – Mr.Children (1996)

Namonaki Uta” (名もなき詩) foi gravado pela banda de rock Mr.Children e foi lançado no dia 5 de fevereiro de 1996. Nos gráficos semanais da Oricon, a música atingiu a primeira colocação e uma venda de um pouco mais de 1,2 milhões de cópias na primeira semana. É a segunda canção mais vendida da banda, atrás do seu single Tomorrow Never Knows“, já citado anteriormente.

“Can You Celebrate?” – Namie Amuro (1997)

Can You Celebrate?” foi lançado no dia 19 de fevereiro de 1997 por uma das cantoras pop mais populares do Japão, Namie Amuro. A canção foi tema do drama japonês “Virgin Road” em 1997.

“White Love” – SPEED (1997)

White Love” foi lançado em 15 de outubro de 1997 pelo grupo feminino SPEED. A música alcançou a primeira colocação na tabela semanal da Oricon e foi o 10º single mais vendido no Japão em 1997.

“Automatic” – Utada Hikaru (1998)

Automatic” é uma música gravada pela cantora japonesa-americana Utada Hikaru. Esta canção foi lançada no dia 8 de dezembro de 1998. Além de ser a primeira gravação japonesa da artista, é o principal single do seu primeiro álbum “First Love” (1999).

“Yozora No Muko” – SMAP (1998)

Yozora No Muko” foi lançado no dia 14 de janeiro de 1998 pelo grupo de ídolos japoneses SMAP. Ele foi listado pela Oricon como o segundo single mais vendido de 1998 no Japão.

“Dango 3 Kyodai” – Kentarou Hayami, Ayumi Shigemori, Himawari Kids, Dango Gasshoudan (1999)

Dango 3 Kyodai” (だんご3兄弟) foi lançado em 3 de março de 1999. Foi gravado pelos artistas Kentarou Hayami, Ayumi Shigemori, Himawari Kids, Dango Gasshoudan. A música foi um fenômeno social no Japão. Nos gráficos semanais japoneses da Oricon, estreou na posição número um. De acordo com a Oricon, “Dango 3 Kyodai” foi o single mais vendido do ano e, até o momento, é o 5º single mais vendido na história japonesa.

“Trauma” – Ayumi Hamasaki (1999)

Trauma” foi lançado em 11 de agosto de 1999, pela cantora pop Ayumi Hamasaki, como uma das quatro faixas do EP (Extended Play) intitulado “A“. Posteriormente, a música também foi incluída no álbum “Loveppears” (1999).

 

Qual é a sua música japonesa da década de 90 preferida?

Fonte: Rune Worth, Wikipedia

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários