O korokke é o croquete japonês, é servida com molho tonkatsu e de acompanhamento salada de repolho cortada bem fina e arroz (gohan), mas serve como aperitivo também.

korokkeBasicamente é um croquete com massa de batata e carne moída empanada e frita. Essa delícia faz parte das refeições e dos obentos dos japoneses, é comfort food também, esteve presente na infância de muita gente, é uma receita familiar e caseira, assim como o Raisu Kare.

korokke

Quem for viajar para o Japão, recomendamos experimentar um korokke típico frito na hora, com certeza não se arrependerá.

korokke

Ele é vendido nas konbinis também, mas comê-lo frito na hora não tem comparação. Escolher as batatas fazem diferença, a mais indicada é a japonesa danshaku, mas a asterix serve bem para a receita.

farinha japonesa panko

O korokke japonês surgiu de uma adaptação do croquete francês, mas é comum em muitos países, como Portugal. Seu diferencial fica por conta do molho tonkotsu e da farinha panko, responsável por deixá-lo crocante e sequinho.

molho japonês tonkotsu

Leia também:

5 modos deliciosos de preparar berinjela no Japão

Receita de korokke – 8 unidades

Ingredientes

  • 3 batatas asterix grandes (batata danshaku);
  • 800 ml de água filtrada;
  • 1 ovo;
  • 25 ml de água;
  • 25 gramas de farinha de trigo;
  • 100 gramas de carne moída;
  • 2 colheres de sopa de açúcar marrom (mascavo ou demerara);
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • ½ cebola grande;
  • 100 gramas de farinha panko;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo

Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Pique a cebola e reserve. Coloque as batatas na água filtrada com uma pitada de sal e deixe ferver até que amoleçam de maneira uniforme.

Descarte a água do cozimento, amasse as batatas e reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo, acrescente a carne moída e refogue até que a carne mude de cor, adicione sal, a pimenta do reino e o açúcar marrom.

Misture tudo e adicione a cebola picada, desligue o fogo. Coloque o refogado na batata amassada e misture bem. Experimente e acerte o sal e a pimenta.

Coloque a mistura em uma forma retangular pequena e espalhe formando uma camada lisa, com ajuda de uma espátula divida a massa em oito pedaços e molde com as mãos em pequenas bolinhas levemente achatadas.

massa de korokke

Em um recipiente coloque o ovo, 25 ml de água e a farinha de trigo com a ajuda de uma peneira e misture bem.

Mergulhe as bolinhas na mistura, e depois na farinha panko, aperte gentilmente e certifique-se que a massa está bem coberta. Aqueça o óleo e frite o korokke, salpique o molho tonkatsu por cima.

Normalmente é servido com uma salada de repolho cortada bem fininha. Os japoneses tem várias modificações na receita tradicional.

Alguns acrescentam shitake, shimeji, milho, colocam vegetais ralados e até gostam de rechear o pão com korokke. O panko pode ser facilmente comprado em casas especializadas em cultura oriental, assim como o molho tonkatsu.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e receber novidades sobre o Japão.

*Artigo editado

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários