20 tipos de restaurantes que você encontra no Japão

Quer comer sushi, ramen, sukiyaki ou kare? Procura por um lugar luxuoso ou está precisando economizar? Há opções para todos os gostos e bolsos! Confira alguns dos principais tipos de restaurantes do Japão:

Restaurantes japoneses especializados

No Japão, muitos restaurantes se especializam em apenas um tipo de alimento.

1 – Sushi-ya (1.000 a 20.000 yen)

sushiya
(Crédito: Divulgação)

Sushi-ya (寿司屋) são restaurantes especializados em sushi. Neste local, os clientes podem sentar-se em uma mesa comum ou em um balcão, em frente ao local onde o sushiman trabalha. Neste tipo de restaurante, os clientes pedem uma porção de cada vez. Também é possível pedir “omakase” para deixar que o chefe escolha o que vai servir.

2 – Kaitenzushi (700 a 2.000 yen)

kaitenzushi
(Crédito: Divulgação)

Kaitenzushi (回転寿司) é um restaurante de sushi de esteira rolante. Nesse caso, você pode pegar o prato enquanto ele desliza pela esteira ou fazer o pedido através de uma tela sensível ao toque.

O preço de uma refeição em um kaitenzushi é bem mais barato do que em um sushi-ya. A maioria dos locais cobram através da contagem de pratos consumidos (diferentes pratos coloridos indicam preços distintos). De um modo geral, cada prato possui duas unidades de sushi e custa cerca de 100 a 300 yen.

3 – Soba-ya e Udon-ya (500 a 1.500 yen)

udonya
(Crédito: Pixabay)

Soba-ya (そば屋) e Udon-ya (うどん屋) são especializados em pratos preparados com soba (macarrão escuro feito de trigo sarraceno) e udon (macarrão mais grosso feito de farinha de trigo), respectivamente. Eles podem ser servidos quentes ou gelados com um caldo a parte para imersão. Vários ingredientes podem ser adicionados no seu topo, como tempura e vegetais.

4 – Ramen-ya (500 a 1.500 yen)

miso ramen
(Crédito: Pixabay)

Ramen-ya (ラーメン屋) é especializado em pratos de ramen. Este macarrão é servido em um caldo quente feito, geralmente, à base de carne, frango ou peixe e saborizado com miso, shoyu ou sal. É comum serem adicionados alguns ingredientes por cima como chashu (carne de porco fatiado), menma (conserva de brotos de bambu), ovos cozidos ou algum tipo de alga marinha. Vários outros pratos como gyoza e chahan (arroz frito), também estão geralmente disponíveis em um ramen-ya.

5 – Kare-ya (500 a 1.500 yen)

Kare-ya (カレー屋) são restaurantes especializados em kare (curry japonês). Neste local, é possível encontrar uma gama completa de opções com o curry. Populares, tanto o ramen-ya quanto o kare-ya são facilmente encontrados pelo Japão, especialmente perto das grandes estações de trem.

6 – Gyudon-ya (300 a 1.000 yen)

O Gyudon-ya (牛丼屋), especializado em gyudon (tigela de arroz coberta com carne bovina), está entre os restaurantes de estilo fast food mais baratos e populares do Japão.

7 – Yakitori-ya (500 a 2.000 yen)

yakitori
(Crédito: Divulgação)

Yakitori-ya (焼き鳥屋), são locais especializados em yakitori, espetos de frango, geralmente, grelhados no carvão. É um alimento bastante popular para acompanhar bebidas alcoólicas.

8 – Okonomiyaki-ya (700 a 1.500 yen)

Okonomiyaki-ya (お好み焼き屋) é especializado em okonomiyaki, um tipo de panqueca japonesa frita ou grelhada composta por variados ingredientes. Em alguns restaurantes, os clientes preparam seu próprio okonomiyaki em uma placa quente embutida na mesa.

9 – Sukiyaki-ya e Shabu Shabu-ya (3.000 a 10.000 yen)

shabu-shabu
Shabu Shabu-ya (Crédito: Pixaby)

Sukiyaki-ya (すき焼き屋) e Shabu Shabu-ya (しゃぶしゃぶ屋) são especializados em sukiyaki e shabu shabu (cozidos de carnes e legumes), respectivamente. Ambos são pratos em que o cliente cozinha uma variedade de ingredientes frescos em uma panela quente no centro da mesa. O sukiyaki consiste em fatias finas de carne, vegetais e macarrão cozidos em um caldo de shoyu ligeiramente doce. Com shabu-shabu, as fatias finas de carne e os outros ingredientes são cozidos em um caldo quente e mergulhados em um molho à base de gergelim. Estes tipos de restaurantes são frequentemente encontrados em grandes hotéis de estilo ocidental e tendem a ser caros.

10 – Teppanyaki-ya (5.000 a 20.000 yen)

No teppanyaki-ya (鉄板焼き屋), restaurantes especializados em teppanyaki, o chefe prepara as carnes, frutos do mar e vegetais em uma grande placa de ferro (teppan) na presença dos clientes que se sentam ao redor da grelha. Os restaurantes de teppanyaki são comumente encontrados em hotéis e geralmente são bastante caros. Neste local, é possível desfrutar da carne japonesa premium (wagyu).

Leia também:

Restaurantes com cardápio variado

As opções seguintes são alguns tipos de restaurantes que oferecem uma variedade mais ampla de pratos do que os restaurantes especializados:

11 – Izakaya (1.000 a 5.000 yen)

izakaya
(Crédito: travel.qunar)

Izakaya (居酒屋) é uma espécie de bar japonês. São estabelecimentos que oferecem uma atmosfera casual e refeições por preços acessíveis. Neste local, é possível encontrar uma grande variedade de bebidas e alimentos como karaage (frango frito japonês), edamame, yakitori. São um dos restaurantes mais populares entre os japoneses, sendo encontrados por toda parte, especialmente próximo à estações de trem e áreas comerciais.

12 – Teishoku-ya (500 a 2.000 yen)

Teishoku-ya (定食屋) são restaurantes que servem teishoku, refeição completa japonesa geralmente composto por peixe, arroz, tsukemono e misoshiro. São encontrados especialmente em áreas comerciais, sendo populares entre os trabalhadores durante a hora do almoço.

13 – Kissaten (Cafés) (500 a 2.000 yen)

Kissaten (喫茶店) são cafeterias que normalmente servem doces, sanduíches e saladas. Alguns também oferecem pratos quentes como macarrão. Geralmente, eles são encontrados perto de museus, áreas comerciais e lojas de departamento.

14 – Kaiseki Ryori e Ryotei (3.000 a 20,000 yen)

Kaiseki ryori (懐石料理) pode ser chamado de “alta gastronomia japonesa”. Trata-se de uma culinária japonesa tradicional que consiste em um sofisticado banquete com vários pratos. Este estilo de culinária enfatiza a sazonalidade, simplicidade e elegância. Pode ser apreciado em restaurantes kaiseki ryori, ryotei (料亭, restaurantes de luxo) ou ryokan (pousadas tradicionais japonesas).

15 – Yatai (300 a 2.000 yen)

yatai
(Crédito: shibuya246)

Yatai (屋台) são as barracas de comida. Elas são comumente encontradas durante os festivais, embora existam àqueles que operam durante o ano todo em ruas movimentadas. Fukuoka é famosa por suas barracas yatai. Os alimentos comumente vendidos nestes locais incluem karaage, okonomiyaki, takoyaki, yakisoba, oden e ramen.

Culinária Internacional

Muitos restaurantes no Japão se especializam em uma cozinha estrangeira como coreana, chinesa e italiana. Redes de fast food em estilo americano também são bastante populares.

16 – Yakiniku-ya (1.500 a 7.500 yen)

yakiniku
(Crédito: Gurunavi)

Yakiniku-ya (焼肉屋) é especializado em churrasco de estilo coreano, onde pequenos pedaços de carne são grelhados sobre uma grade na própria mesa. Outros pratos coreanos populares, como bibimba, reimen e chige também estão geralmente disponíveis em um yakiniku-ya.

17 – Restaurantes chineses (700 a 5.000 yen)

Existem vários restaurantes chineses no Japão. Enquanto muitos oferecem pratos chineses à moda japonesa, outros servem pratos mais autênticos.

18 – Yoshoku-ya (500 a 2.000 yen)

comida ocidental
(Crédito: Gurunavi)

Yoshoku-ya (洋食屋) são restaurantes especializados em yoshoku ryori, pratos ocidentais que foram introduzidos no Japão durante o período Meiji (1868-1912) e que foram adaptados à culinária local. Pratos típicos servidos em um yoshoku-ya incluem omuraisu, hambagu e hayashiraisu.

19 – Restaurantes italianos (1.000 a 3.000 yen)

A culinária italiana é muito popular no Japão, podendo ser encontrada em todo o país. Ao lado de pratos de massas convencionais, muitos restaurantes incluem receitas adaptadas como o Tarako spaghetti.

20 – Hamburger Fast Food (300 a 1.500 yen)

MC
(Crédito: Divulgação)

Existem muitos fast food de lanches em todo o Japão, incluindo grandes redes americanas, como McDonald’s e Burger King, como também várias cadeias japonesas como Mos Burger e Lotteria.

Qual é o seu tipo de restaurante preferido?

Fonte: Japan Guide, Lonely Planet
Imagem destacada: Boutique Japan

Comentários

Share via