Um guia sobre os onsens, ryokans e sentos no Japão – Tipos e regras de etiqueta

Visitar um onsen, ryokan ou sento são experiências únicas no Japão. Eles fazem parte da cultura japonesa e muitos turistas são atraídos pela beleza, conforto e hospitalidade destes locais.

Diferenças entre ryokan, onsen e sento

Basicamente, banhos de fontes termais no Japão são classificados como onsen e ryokan. O sento, o banho tradicional japonês oferece a água aquecida, mas não de fontes termais.

O sento é uma casa de banho público em ambiente fechado, enquanto o onsen e ryokan oferece a experiência em área externa ou interna, com ambiente público ou privado. O ryokan inclui hospedagem e alimentação.

refeição no ryokan

Tipos de banhos

Rotenburo

Esse tipo oferece o banho em uma área externa em contato com a natureza.

Kashikiriburo

O banho é privado, perfeito para casais ou quem deseja dividir a experiência com amigos ou família de modo mais reservado. É uma das alternativas para quem tem tatuagem, mas nem todas as casas permitem e pode custar mais caro.

Hinokiburo

A experiência é mais parecida com um ofurô, com banheira japonesa em madeira e água com óleos aromáticos.

Os ryokans e onsens ainda podem oferecer águas enriquecidas com minerais para ajudar no relaxamento e ser terapêutico.

Leia também:

Regras de etiqueta

-Antes de entrar no ryokan, onsen ou sento retire seus sapatos logo na entrada, os locais disponibilizam pequenos armários perto da recepção.

-Existe um local reservado para guardar as roupas e pertences. Alguns oferecem armários com cadeados, mas a maioria disponibiliza pequenas estantes com cestas. As roupas devem ser colocadas dobradas e os objetos não devem ficar espalhados de qualquer jeito.

-O uso de celulares e smartphones é proibido.

sento no onsen

-Antes de entrar na fonte termal, é preciso tomar um banho antes, em respeito e higiene.

-Tenha consideração ao próximo. É indicado tomar banho gentilmente, sem espirrar água ou sabão por todos os lados e sem deixar qualquer pertence espalhado.

-Os banhos públicos são separados por sexo, respeite.

-Depois de tomar o banho, a regra é deixar o local organizado e o mais limpo possível, sem cabelos no ralo, cadeira ou chão. Da mesma forma com as espumas do sabão, enxague e deixe tudo organizado.

-Quem tem cabelo comprido ou médio deve prender em forma de coque e com ajuda de grampos, para que os fios não caiam no chão ou água. Não é permitido enrolar a toalha na cabeça.

toalha no onsen

-As toalhas grandes não devem ser levadas para dentro, a regra é entrar nu, porém uma toalha pequena é permitida, mas nunca a coloque nas bordas das fontes, cadeiras, na água ou qualquer outro lugar. É indicado colocá-la no topo da cabeça.

-Não é permitido nadar, ao se locomover não faça movimentos bruscos, a ideia é sentar e relaxar.

-Não converse em voz alta ou seja extravagante em seus modos.

-Certifique-se de recolher todos os seus pertences do vestiário, não deixe toalhas molhadas para trás.

Os ryokans oferecem trajes yukata para os seus hóspedes depois do banho, existem áreas comuns para encontrar seus amigos e apreciar uma bebida antes de comer.

Já visitou um onsen, se banhou em um sento ou ficou hospedado em um ryokan? Não deixe de comentar!

Comentários

Share via