15 curiosidades da animação Meu Amigo Totoro que você não sabia

Confira 15 curiosidades da animação Meu Amigo Totoro que você provavelmente não sabia.

A animação conta a história de duas irmãs, Mei e Satsuki, que se mudam para uma casa na zona rural com seu pai Tatsuo. Sua mãe, Yusuko, está internada no hospital. Perto da nova casa conhecem os espíritos da floresta e seu líder, Totoro.

Foi dirigida e roteirizada por Hayao Miyazaki, autor de outras animações, como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, O Castelo no Céu e muitos outros.

1 – Inspirada em fatos reais

Uma parte da história foi inspirada na vida do próprio diretor, quando Miyazaki era criança, sua mãe foi hospitalizada devido a uma grave tuberculose espinhal, de 1947 a 1955.

Ela passou os primeiros anos principalmente em hospitais, para depois ser tratada em casa.

No filme, a mãe de Mei e Satsuki tem uma doença parecida e também está hospitalizada, porém, a doença não é revelada. Há quem acredite que seja a mesma doença da mãe de Miyazaki.

2 – Inspiração em Alice no País das Maravilhas

No filme, há um paralelo bem claro entre Alice no País das Maravilhas e Meu Amigo Totoro. Mei encontra um pequeno e branco Totoro e o segue até cair em um buraco, assim como Alice seguiu o coelho branco.

Outra referência bem clara é o “Gatônibus” do filme, seu sorriso esquisito e seus olhos malucos são muito semelhantes ao gato Cheshire de Alice.

3. A cidade do filme existe

O filme se passa na cidade Tokorozawa em Saitama, onde Miyazaki viveu, uma comunidade com muitos terrenos agrícolas.

Leia também:

4 – Teoria da conspiração

Uma teoria diz que o Totoro está ligado ao Deus da Morte, onde apenas pessoas que estão prestes a morrer podem ver a criatura.

Muitos fãs conspiram que Mei tenha morrido no rio, e Satsuki acaba entrando em negação com sua morte. Na verdade, a sandália encontrada no lago seria de Mei.

A viagem que as duas fazem no ônibus gato seria no mundo da morte, por isso, ao final do filme apenas a mãe doente consegue vê-las na árvore e seu pai não. O estúdio Ghibli negou essa teoria da conspiração.

5 – Erros da animação

Alguns fãs encontraram alguns erros no filme. Quando Mei fica na escola com Satsuki, ela faz alguns desenhos em sala de aula. De acordo com a alternância das cenas, o desenho muda de traços.

Na cena em que elas voltam da escola, se abrigam para se proteger da chuva. Quando seu vizinho Kanta passa com o guarda-chuva, este muda de cor ao longo das cenas.

Quando elas conseguem voltar para casa, a saia de Mei fica suja com lama, mas ao longo das cenas, a saia alterna entre ficar limpa e suja.

6 – Easter Eggs

Para quem não sabe, Easter Egg é o nome dado quando um filme faz referências aos outros, com personagens escondidos em cena, por exemplo.

Como o filme se tornou um ícone, o Totoro já apareceu em outras animações, como Toy Story 3, South Park, Bob Esponja, Meninas Super Poderosas e Samurai Jack.

No filme a Viagem de Chihiro, os espíritos da poeira que aparecem quando as meninas se mudam, aparecem na sala de máquinas.

7 – Nunca foi indicado ao Oscar

Mesmo com o sucesso do filme, ele nunca recebeu uma indicação ao Oscar. Apesar disso, ganhou o prêmio de melhor filme do Kinema Junpo Awards, em 1989 e do Reader’s Choice Award, entre outros.

8 – Influências do Shinto

A religião Shinto é bem forte no Japão e o filme faz referências, desde a relação da natureza com os espíritos, a reza de Satsuki para encontrar Mei e a relação dos espíritos Kami com os humanos.

9 – Serviu de inspiração para animações internacionais

Por décadas, o filme virou ícone, além de ter um grande impacto em outras animações ao redor do mundo.

Jhon Lasseter, diretor criativo da Pixar, frequentemente cita Hayao Miyazaki e o trabalho do estúdio Ghibli, como fontes de inspiração. Quando ele estava começando no cinema, visitou o diretor no Japão.

10 – Uma sequência está fora dos planos

Rumores sobre uma sequência sempre surgem entre os fãs, eles ficam esperançosos para ver uma nova aventura de Totoro.

Miyazaki e o estúdio nunca deram a entender que uma continuação poderia surgir, inclusive, o diretor estava aposentado, porém, retornou em 2017 para dirigir um último filme com o estudio Ghibli.

11- Aparência do Totoro

Sua aparência foi inspirada em muitos animais, incluindo a raposa japonesa, coruja e gato.

12 – Totoro em japonês quer dizer “Trool”

Quando Mei descobre e segue o espírito da floresta, Satsuki quer saber mais sobre ele e pergunta para Mei se ela se referia ao “trool de seu livro”.

13 – Apenas uma heroína

A princípio, a ideia era criar apenas uma única personagem principal para o filme, o que seria um erro. A relação das irmãs emocionou e  ficou claro que seria impossível ter apenas uma personagem principal.

14 – Parceria com o Túmulo dos Vagalumes

Inicialmente, os investidores acreditavam que Meu Amigo Totoro seria um risco financeiro, acharam que o público não queria ver a história de duas crianças e um monstro no Japão rural.

Como O Túmulo dos Vagalumes era baseado em um livro também, acreditaram que lançar os filmes juntos seria melhor.

15 – Significado dos nomes

Mei, se escreve com um kanji e pode significar brotar, confiante ou brilhante. Na escrita chinesa, significa linda. Mei com certeza é brilhante, linda e fofa.

Satsuki é uma palavra tradicional para quinto mês do ano, isso pode ser uma referência de Satsuki com a flor azaleia que é encontrada em montanhas do Japão, quando escrito no Kanji, pode significar flor, lua, mês, areia ou felicidade.

Vocês já conhecima estas curiosidades? Não deixe de comentar!

Share via