Locais de filmagem de 8 filmes famosos no Japão

O Japão tem sido o cenário de muitas produções cinematográficas nacionais e internacionais ao longo dos anos. Visitar um lugar real que você já viu na tela é sempre uma experiência emocionante. Da futurista e brilhante Tokyo à histórica e tradicional Kyoto. Vamos descobrir onde algumas das cenas mais icônicas de filmes mundialmente famosos foram filmados.

1 – Memórias de uma Gueixa (2005)

memórias de uma gueixa
(Crédito: alchetron)

Fushimi Inari-Taisha, Kyoto (伏見稲荷大社)

memórias de uma gueixa
Fushimi Inari-Taisha, Kyoto (Crédito: Divulgação e flickr/np&djjewell)

“Memórias de uma Gueixa” (em inglês, “Memoirs of a Geisha“) é um filme estadunidense e uma adaptação do livro de mesmo nome. O lançamento japonês do filme foi intitulado “Sayuri“, nome de gueixa da personagem principal. O drama conta a história de uma jovem garota, Chiyo Sakamoto, que é vendida à uma casa de gueixas por sua família.

Embora o filme tenha sido gravado principalmente nos Estados Unidos, várias cenas foram filmadas em alguns locais de Kyoto, incluindo o templo Kiyomizu-dera e o santuário Fushimi Inari-Taisha, onde a jovem Sayuri atravessa os famosos Torii vermelhos.

Endereço: 68 Fukakusa Yabunouchicho, Fushimi-ward, Kyoto

2 – Encontros e Desencontros (2003)

Lost in Translation
(Crédito: Divulgação)

Park Hyatt Tokyo (パークハイアット東京)

Park Hyatt Tokyo (Crédito: Divulgação e cntraveler)

“Encontros e Desencontros” (em inglês, “Lost in Translation“) conta a história de dois americanos que visitam Tokyo. Este filme é dirigido por Sofia Coppola que já morou no Japão e que confessou ter se baseado em sua própria experiência. No Japão, não há mudança no título, sendo que “ロスト·イ ン·トランスレーション” é “Lost in Translation” escrito em katakana.

O filme foi gravado em diversos locais de Tokyo. Muitas cenas foram filmadas no hotel Park Hyatt Tokyo em Shinjuku, onde os dois personagens principais se hospedaram e se encontraram. O famoso hotel, um dos mais luxuosos do país, oferece vistas deslumbrantes sobre o horizonte da cidade. A incrível piscina que tem janelas do chão ao teto também entrou no filme.

Endereço: 3-7–1 Nishishinjuku, Shinjuku-ward, Tokyo

3 – Wolverine: Imortal (2013)

wolverine
(Crédito: Divulgação)

Zojoji Temple, Tokyo (増上寺)

Wolverine
Zojoji Temple (Crédito: Divulgação)
Wolverine
Os personagens principais subindo a escadaria do templo Zojoji (Crédito: Divulgação)

“Wolverine: Imortal” (em inglês, “The Wolverine“) foi lançado no Japão sob o nome “Wolverine: Samurai” (ウルヴァリン SAMURAI). O filme foi gravado principalmente no Japão. A cena do templo com a Tokyo Tower ao fundo é real. O templo é chamado de Zojoji e foi usado para o episódio do funeral do Sr. Yasuda. Muitos outros locais de Tokyo também podem ser vistos no filme.

Endereço: 4–7–35 Shibakoen, Minato-ward, Tokyo

4 – Resident Evil 4: Recomeço (2010)

Resident Evil
(Crédito: Divulgação)

Shibuya Crossing, Tokyo

Resident Evil
Shibuya Crossing (Crédito: Medium)

“Resident Evil 4: Recomeço” (em inglês, “Resident Evil: Afterlife“) foi lançado no Japão sob o título “Biohazard IV: Afterlife” (バイオハザードIV アフターライフ). A cena de abertura do 4º filme da série “Resident Evil” foi filmada no Shibuya Crossing, famoso e movimentado cruzamento de Tokyo. Este local também pode ser visto em “Encontros e Desencontros” (“Lost in Translation“) e “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (“The Fast The Furious: Tokyo Drift“).

Endereço: 2-2 Dogenzaka, Shibuya-ward, Tokyo

5 – Babel (2006)

Babel
(Crédito: Divulgação)

WOMB, Tokyo

Babel WOMB
WOMB (Crédito: Medium)

“Babel” é um filme estadunidense e mexicano. O filme premiado possui quatro histórias diferentes gravadas em locais distintos, sendo Tokyo um deles. A cena em que a garota japonesa do ensino médio Chieko sai para uma noitada foi filmada em Womb, uma das maiores e mais populares casas noturnas do Japão.

Endereço: 2–16 Maruyamacho, Shibuya-ward, Tokyo

Leia também:

6 – O Último Samurai (2003)

Last samurai
(Crédito: Divulgação)

Engyoji Temple, Hyogo (円教寺)

Engyoji Temple
Engyoji Temple (Crédito: tokyofoxbeyondthemovies)

O filme “O Último Samurai” (em inglês, “Last Samurai“) foi gravado, em sua maior parte, na Nova Zelândia. No entanto, a equipe de produção realmente viajou para o Japão para filmar algumas sequências. O Templo Chion-in em Kyoto serviu como pano de fundo para uma das primeiras cenas do filme em que Tom Cruise e outros membros do elenco subiram os degraus em direção ao templo. Depois, a ação se move para outros templos.

O belo templo Engyoji que aparece no filme está localizado na província de Hyogo (ao lado de Kyoto). Este templo também já foi usado várias vezes em séries e filmes japoneses.

Endereço: 2968 Shosha, Himeji-shi, Hyogo

7 – 007 – Operação Skyfall (2012)

007
(Crédito: Divulgação)

Gunkanjima, Nagasaki (軍艦島)

Ilha Hashima (Crédito: Medium)

A ilha Hashima (端島), comumente chamada de Gunkanjima ou Gunkanshima apareceu no filme de James Bond, “007 – Operação Skyfall” (em inglês, “007: Skyfall“; em japonês, “007 スカイフォール”).

Esta ilha é uma das 505 ilhas não habitadas da província de Nagasaki. A ilha foi povoada de 1887 a 1974, quando serviu como base de extração de carvão. O local é assustador por suas imensas construções de concreto abandonadas em meio ao oceano. É possível fazer visitas turísticas à ilha.

Endereço: Takashimamachi, Nagasaki

8 – Kill Bill (2003)

Kill Bill
(Crédito: Divulgação)

Gonpachi Nishiazabu, Tokyo (権八 西麻布)

Kill Bill
Restaurante Gonpachi (Crédito Medium)

“Kill Bill” é um filme nipo-americano dirigido por Quentin Tarantino, lançado em dois volumes. Kill Bill conta a história de vingança de Beatrix Kiddo (Uma Thurman) contra seus ex-parceiros que tentaram assassiná-la no dia do ensaio do seu casamento.

As gravações ocorreram nos Estados Unidos, México, Japão e China. O restaurante Gonpachi Nishiazabu em Tokyo serviu de inspiração para a cena em que a personagem principal faz a sua batalha final. Como seria difícil filmar no local real e retirar todo o sangue cenográfico, o diretor optou por reproduzir grande parte do restaurante japonês Gonpachi em um estúdio na China. Mas, a semelhança é impressionante.

Endereço: 1−13−11, Nishiazabu, Minato-ward, Tokyo

Fonte: Medium

Comentários

Share via