Conheça 6 tradições e suas festividades no Japão

O Japão é cheio de festividades tradicionais, todas elas tem explicações baseadas em lendas e com significados muito interessantes.

Conheça seis tradições e festividades no Japão e entenda seus significados.

1. Bonenkai

Bonenkai

Bonenkai é uma festa que as empresas promovem em dezembro. O termo significa “festa para esquecer o ano”, muitas o fazem pelo menos uma vez, em alguns casos, é feita uma comemoração para cada setor.

Uma grande para empresa, uma para os departamentos e uma para as equipes de trabalho.

Apesar de ser uma festa do campo profissional, muitas pessoas fazem Bonenkai com amigos. O local escolhido são os ikazayas.

2. Yamayaki

Yamayaki

Yamayaki é uma palavra japonesa que significa montanha queimando, em alguns lugares do país, Yamayaki é um festival.

A festividade é marcada pela queima da vegetação de uma montanha antes da primavera e o espetáculo segue com uma apresentação de fogos de artifício.

Leia também:

3. Mamemaki

Mamemaki

O feriado de Setsubun é celebrado com festividades e marcam o início da primavera. Setsubun significa divisão das estações.

Acredita-se, que nessa época, o mundo espiritual fica mais próximo ao mundo material e os demônios costumam aparecer.

Durante as festividades, as pessoas usam máscaras Oni para afastar o mal e as crianças jogam soja queimada para assustar os demônios.

4. Tooro Nagashi

Tooro Nagashi

Poucos rituais no mundo são tão belos quanto o Tooro Nagashi. Mundialmente conhecido como Festival das Lanternas, a cerimônia representa a jornada da alma no pós vida.

Celebrado no feriado japonês Obon, acredita-se que os espíritos das pessoas amadas visitam o mundo material. Tooro Nagashi também é realizado para relembrar eventos trágicos e homenagear os mortos.

5. Dondo Yaki

Dondo Yaki

No Japão, Dondo Yaki é a tradição de queimar objetos de sorte e também Omikuji (papel da sorte encontrado em santuários Shitô, diferentes do biscoito da sorte, podem ter boa ou má sorte escrita no papel) no mês de janeiro.

Jogar objetos de sorte fora é considerado como má sorte, por isso são queimados. Objetos auspiciosos e decorativos vendidos nos santuários têm o símbolo do signo que está regendo o ano, também é considerado má sorte guardá-los depois que o ano acaba.

6.Hina Nagashi

Hina Nagashi

A cerimônia faz parte da comemoração do Hina Matsuri. Bonecas tradicionais japonesas são colocadas em pequenos barquinhos rio abaixo para desembocar no mar.

A lenda diz que a má sorte será transferida das crianças para as bonecas.

Já participou de alguma delas? Não deixe de comentar.

Comentários

Share via