Por que aprender japonês? Aqui estão 7 razões!

Aprender um novo idioma pode ser uma das atividades mais úteis e recompensadoras na vida. Ela abre novas oportunidades e amplia as nossas perspectivas sobre o mundo. Além disso, este aprendizado traz benefícios à saúde como o retardamento do envelhecimento do cérebro e o combate ao Alzheimer.

E, por que não aprender a língua japonesa? Acha difícil demais? Diferente demais? Limitado demais porque ele só é falado em um país? Aqui estão 7 razões pelas quais você deveria começar a estudar esse idioma!

1 – Conhecer sua cultura

Cultura japonesa
(Crédito: Divulgação)

Se você possui interesse pela cultura japonesa, este já é um bom motivo para você começar a estudar a língua japonesa. Durante o processo de aprendizagem, você provavelmente aprenderá sobre diversos aspectos da cultura, história e sociedade japonesa.

2 – Aumentar as suas fontes informação, cultura e entretenimento

 

manga
(Crédito: Japanese Tease)

O Japão é um grande produtor de animes, mangasgames, músicas, filmes e novelas que são amados por pessoas do mundo todo. No entanto, muito conteúdo não encontra-se traduzido. Ou então, só está disponibilizado com traduções em inglês. Então, a menos que você saiba a língua japonesa, você está perdendo muitas coisas interessantes que o Japão tem para oferecer!

3 – Mais oportunidades profissionais

trabalhar no Japão
(Crédito: Divulgação)

O Japão é a terceira maior economia do mundo. Ele tem uma das maiores indústrias de eletrônico. É a terceira maior fabricante de automóveis. E, é também um dos países mais bem classificados em termos de inovação. Então, dominar a língua japonesa pode lhe abrir muitas oportunidades profissionais.

Se você quiser trabalhar no Japão, saiba que as possibilidades são realmente muito maiores para quem sabe a língua japonesa. Além disso, aprender sobre as regras de etiqueta no trabalho também é muito vantajoso.

Já, se você quiser ficar no Brasil, é importante lembrar que existem muitas filiais japonesas instaladas em solo brasileiro. Ao mesmo tempo, existem poucas pessoas que dominam a língua japonesa. Então, essa pode ser uma grande chance profissional com pouca concorrência.

Caso você não queira trabalhar em uma empresa, ainda é possível dar aulas e realizar traduções, ambos bastante valorizados também pela falta de profissionais qualificados nesta área.

4 – Diferencial

aprender japonês
(Crédito: Divulgação)

Complementando o tópico anterior, um dos motivos pelos quais você deveria começar a estudar a língua japonesa é para ter um diferencial. A maioria das pessoas escolhem aprender línguas como inglês, espanhol ou francês.

Então, ao optar pelo idioma japonês, você estará se destacando do resto da população. Quaisquer que sejam seus objetivos profissionais, ter o japonês em seu currículo fará de você uma pessoa diferenciada em meio a outros candidatos.

Leia também:

5 – Oportunidades de estudo

estudar no Japão
(Crédito: Divulgação)

As escolas japonesas possuem padrões elevados de aprendizado em todos os níveis de educação. Se você estiver interessado em estudar no exterior, o Japão seria uma excelente escolha. Mas, estudar em um país diferente é muito mais benéfico se você compreende o idioma.

6 – Turismo

turismo no Japão
(Crédito: Divulgação)

O turismo no Japão vem crescendo rapidamente em relação a outros países asiáticos. Além disso, o país irá sediar as Olimpíadas de 2020. Então, se o seu objetivo é viajar para este destino, é bom começar a estudar a língua desde já.

É claro que você pode visitar o Japão sem saber uma única palavra. Mas, conhecer o idioma permitirá que você tenha uma experiência mais completa e intensa.

7 – Não é tão difícil quanto você pensa!

língua japonesa
(Crédito: images.nest)

À primeira vista, a língua japonesa pode parecer ser bastante intimidante. Afinal, é um idioma bastante diferente, com seus três sistemas de escrita distintos: hiragana, katakana e kanji. Mas, aprender este idioma pode ser mais fácil do que você imagina.

Com exceção dos kanji que levam mais tempo para serem memorizados, o hiragana e o katakana podem ser aprendidos em poucas semanas pelo fato de serem alfabetos silábicos (sistema japonês de escrita chamado kana). Além disso, a gramática não é tão complicada.

 

Existem inúmeros outros motivos pelos quais você deveria aprender o japonês. Descubra a sua própria motivação e necessidade. E, boa sorte!

Fonte: YouTube/JapanesePod101, GaijinPot, Nihongo Master, Lifehack
Imagem destacada: GaijinPot

Comentários

Share via