Quais são os três diferentes tipos de ovas de peixe mais usados na culinária japonesa?

Como o Japão é uma nação insular, seu cardápio é rico em peixes e frutos do mar. Os sushis são ótimos. O sashimi é delicioso. Mas, as ovas de peixe são um verdadeiro deleite!

Diversos tipos de ovas de peixe são usados na culinária japonesa. Neste post, apresentaremos as três variedades mais utilizadas.

1 – Tobiko

tobiko
(Crédito: howdaily)

Tobiko (とびこ) são ovas de peixe voador. Elas são pequenas, variando entre 0,5 e 0,8 milímetros. Seu tamanho é maior do que o masago, mas menor do que o ikura. Seu sabor é salgado e sua textura é crocante. Em comparação ao masago, seu sabor é mais intenso e distinto.

A sua cor natural é vermelho-alaranjada. Porém, ele pode ser infundido com outros ingredientes naturais para mudar sua cor e sabor. Elas são comumente tingidas de preto (com tinta de lula), amarelo (yuzu, uma espécie de toranja), verde (wasabi, picante suave) e vermelho (beterraba).

tobiko sushi
(Crédito: Divulgação)

Esta é uma das variedades mais frequentemente utilizadas em pratos japoneses. O tobiko é normalmente consumido em sushi, principalmente para revestir a parte externa do uramaki e como topping do gunkan nigiri. Ele também é preparado como sashimi, onde pode ser servido em uma xícara de pepino.

2 – Masago

masago
(Crédito: howdaily)

Masago (まさご) são ovas do capelim, um peixe pequeno que existe em grandes quantidades em todo o norte do Atlântico e do Pacífico. Sua cor natural é laranja pálido. Da mesma maneira que a anterior, esta também tem a sua cor alterada pela adição de ingredientes. As colorações mais comuns são laranja brilhante, preto e vermelho.

masago sushi
(Crédito: howdaily)

São muito parecidas com a tobiko, porém menores (cerca de 1 milímetro) e mais crocantes. O sabor também é semelhante, embora o masago seja um pouco mais amargo. O tobiko é frequentemente consumido em sushi, embora também seja servido sobre uma tigela de arroz ou misturado em um espaguete de frutos do mar. Além disso, ele costuma ser mais barato do que qualquer outra ova de peixe.

Leia também:

3 – Ikura

ikura
(Crédito: Divulgação)

O ikura (いくら) são ovas de salmão. Elas são bastante grandes em comparação com outras, possui cor vermelho-alaranjada e têm uma textura macia. Sua principal característica é que ela explode na boca.

ikura sushi
(Crédito: freepik)

Ela também é bastante delicada de ser manuseada devido à sua textura pegajosa. Quando não é bem manipulada, ela pode facilmente ser perfurada, derramando todo o seu líquido doce. O ikura é mais frequentemente consumido no sushi, embora também possa ser apreciado de variadas formas como em sashimi e em cima de uma tigela de arroz branco.

Já experimentou? Qual é a sua preferida?

Fonte: Wasa-bi, Food Republic

Comentários

Share via