Você sabe usar o hashi corretamente?

Nada de elásticos e adaptadores para hashi! Claro que estes acessórios quebram um galho danado, mas para apreciar a comida japonesa de forma autêntica, nada melhor do que o tradicional hashi (pauzinhos japoneses).

Aos iniciantes, não fique intimidado com este utensílio japonês. A forma como utilizá-lo é simples. É apenas uma questão de prática! Saiba, também, que muitos estrangeiros acostumados a usar o hashi e, até mesmo, japoneses, o utilizam de forma incorreta.

Saber manusear o hashi corretamente é bastante útil. Além de poder desfrutar de uma refeição de forma mais eficiente, usar os pauzinhos de forma adequada é um sinal de boas maneiras.

Se você não sabe como segurar o hashi ou precisa de uma atualização, confira as dicas para manusear o hashi adequadamente, bem como algumas dicas de etiqueta básicas:

Como segurar o hashi corretamente

  • Segure o pauzinho superior com o dedo indicador, o dedo médio e o polegar.

hashi

  • Coloque o outro pauzinho entre o fundo do polegar e a ponta do dedo anelar.

hashi

  • Mova somente o pauzinho superior quando você for pegar os alimentos.

hashi

Você também pode conferir este vídeo para acompanhar a forma correta de segurá-lo:

 

Leia também:

Dicas de boas maneiras básicas

Se você já dominou como usar os pauzinhos, o próximo passo é garantir que você esteja praticando a etiqueta apropriada. Veja o que não é recomendado fazer com o hashi:

Mayoibashi
Mayoibashi (Crédito: letronc-m)

Mayoibashi (迷い箸) é quando você move seus pauzinhos sobre as tigelas de comida enquanto tenta descobrir o que quer comer. A regra é: Decida antes o que vai comer, pegue e coma.

yosebashi
Yosebashi (Crédito: jp.openrice)

Yosebashi (寄せ箸) refere-se à ação de puxar ou mover suas tigelas usando a ponta do hashi. Isto é um sinal de maus modos. Mova seus pratos usando suas mãos.

Tatakibashi 
Tatakibashi (Crédito: Japan Info)

Tatakibashi (叩き箸) é o ato de criar barulho, atingindo suas tigelas ou pratos com pauzinhos. Quer seja para chamar a atenção de alguém ou com a finalidade de criar música, este é um comportamento impróprio na mesa.

Watashibashi
Watashibashi (Crédito: Divulgação)

Watashibashi (渡し箸) é o ato de colocar o hashi sobre as bordas de uma tigela ou prato. Idealmente, você deve apoiá-lo no descanso de hashi (hashioki). Caso não tenha um disponível, você pode descansá-lo na própria embalagem de papel (hashi bukuro). Ou então, coloque somente a ponta do hashi na borda de alguma tigela pequena.

Neburibashi
Neburibashi (Crédito: Pakutaso)

Neburibashi (ねぶり箸) refere-se ao ato de lamber as pontas do hashi. Isto também é um sinal de maus modos.

Tatebashi
Tatebashi (Crédito: letronc-m)

Tatebashi (立て箸) refere-se à ação de espetar o hashi verticalmente na comida. Isto é considerado uma gafe já que tal ato está associado ao ritual praticado nos funerais budistas.

Sashibashi
Sashibashi (Crédito: letronc-m)

Sashibashi (刺し箸) refere-se ao ato de espetar a comida com o hashi. É muito tentador recorrer a esta prática, especialmente com alimentos redondos, difíceis de agarrar. Mas, esta ação é bastante deselegante. Segure sua comida entre os pauzinhos.

Utsushibashi
Utsushibashi (Crédito: letronc-m)

Utsushibashi (移し箸)/Watashibashi (渡し箸) é quando você passa comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira. Então, assim como o tatebashi, evite imitar esse costume praticado em funerais na mesa do jantar.

Descobriu algo que você fazia de forma equivocada?

Agora, você pode transmitir boas impressões em seus companheiros de jantar e aproveitar melhor a sua refeição no Japão!

Fonte: tsunagu Japan Videostsunagu Japan
GIFs: kotaku/Seiwa
Imagem destacada: Pakutaso

Comentários

Share via