fbpx

Baseball é o esporte mais popular e assistido no Japão

O baseball é paixão nacional no Japão. O esporte americano entrou no país no começo da Era Meiji e os entusiastas o espalharam até virar mania. Entenda mais sobre o baseball, principais ligas e como comprar um ingresso.

Baseball

Liga esportiva mais popular

A Nippon Professional Baseball (NPB) fundada em 1950 é a liga esportiva mais popular no país. Atualmente, são doze equipes: seis da Liga Central e seis do Pacífico.

Baseball

As equipes da Liga Central são:

  • Hokkaido Nippon Ham Fighters;
  • Yomiuri Giants;
  • Chiba Lotte Marines;
  • Saitama Seibu Lions;
  • Orix Buffaloes;
  • Fukuoka Softbank Hawks;

Baseball

As equipes da Liga do Pacífico são:

  • Tohoku Rakuten Golden Eagles;
  • Tokyo Yakult Swallows;
  • Chunichi Dragons;
  • Yokohama De NA Baystars;
  • Hanshin Tigers;
  • Hiroshima Toyo Carp;

Respeito internacional

Além de cada equipe possuir seu próprio estádio, o baseball japonês é muito respeitado fora do Japão, as equipes japonesas sempre se destacam em competições internacionais. Muitos jogadores japoneses estão na liga americana de baseball e criaram uma carreira de sucesso.

Os jogos dos atletas japoneses na liga americana frequentemente são transmitidos no Japão. Durante os meses de fevereiro e março, durante a primavera japonesa, as equipes profissionais iniciam seus treinos para a temporada regular que vai até outubro. Os jogos acontecem quase todos os dias, com exceção dos feriados e segundas.

Os jogos são transmitidos ao vivo para todo o Japão, mas para quem quiser assistir uma partida pode ser bem disputado.

Leia também:

Sumô: 9 curiosidades sobre esse esporte tipicamente japonês

Ingressos

É possível também comprar ingressos pela internet ou reservá-los por telefone, porém, é necessário ao menos um cartão de créditos japonês. Existem serviços online específicos para estrangeiros que queiram assistir a uma partida, será cobrado uma taxa de conveniência e o ingresso enviado para o hotel.

Baseball

Os ingressos para os jogos podem variar de 1.000 a 15.000 ienes. Se você estiver no Japão sérá uma experiência incrível, a torcida organizada japonesa é realmente fantástica e o espírito animado dura toda partida.

Play-offs

O clímax da temporada acontece ao final de outubro, período que se iniciam os play-offs, esse é um momento difícil para conseguir ingressos, principalmente se você for estrangeiro.

Após os play-offs, os vencedores das duas ligas competem em sete jogos da chamada Nippon Series Championship, um momento igualmente intenso para o esporte.

Além das equipes profissionais, o Japão possui suas equipes de base e tendem a formar atletas para a liga profissional. As ligas menores são as semi-profissionais, universitárias e do ensino médio.

As equipes treinam o ano todo, durante os campeonatos também recebem cobertura ao vivo da mídia japonesa. O campeonato do ensino médio, por exemplo, é realizado no estádio de Koshien, próximo a Osaka e tem ampla cobertura.

Ensinando baseball na África

Baseball

O amor dos japoneses ao baseball está além do país. O Japão, durante anos cultivou o esporte em países africanos, através de missionários da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

“As crianças podem aprender sobre espírito de equipe e regras no esporte, porque existem regras na sociedade”, disse Megumi Chiba, coordenadora voluntária da JICA em Dakar. “Nós podemos contribuir também para sua saúde, em Dakar, as escolas não têm espaços desportivos, então eles não têm a chance de praticar esportes na escola “.

Eles ajudaram a criar as ligas de Burkina Faso e Tanzânia e o governo japonês pagou a construção de campos de baseball em Gana e Unganda. Os treinadores e melhores jogadores são selecionados para irem ao Japão.

O baseball não é só uma paixão para os japoneses, mas também um gesto de amizade e solidariedade, um intercambio saudável entre culturas completamente diferentes.

E então, o que achou? Não deixe de comentar e assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo sobre Coisas do Japão.

Comentários

Share via