Conheça a raça Bobtail, o gato japonês com rabo pom-pom

A raça de gato japonês Bobtail é um simpático e adorável felino, com um rabo do tipo pom-pom.

Símbolo de fortuna e boa sorte, o bobtail está entre os gatos mais adorados pelos japoneses, considerado tesouro nacional.

gato japonês Bobtail

O Maneki Neko, o gato da sorte do Japão é da raça bobtail, ele pode ser encontrado na frente de comércios.

No Japão, a relação entre humanos e felinos é milenar, presente na história, cultura e folclore do país.

Algumas escolas budistas afirmam que gatos são seres iluminados, é comum encontrá-los em templos budistas e santuários shintô.

Leia também:

História e origem do Bobtail

Gato Bobtail

Segundo a história, a raça bobtail não nasceu no Japão. Existe mais de uma versão sobre como ele foi parar no país.

Em uma delas, ele foi enviado como presente do imperador da China para o imperador japonês.

Outra versão diz que monges budistas o levaram  ao Japão. Com notórias habilidades de caça, eles eram perfeitos para proteger as escrituras sagradas de roedores.

Já pelo ano de 1600, com a indústria têxtil de seda japonesa em ascensão, houveram muitos problemas com roedores e insetos, então, o imperador ordenou que todos os gatos caseiros fossem soltos na rua para lidar com o problema.

Com a medida, os gatos literalmente salvaram a indústria têxtil japonesa das pragas, e até hoje, bobtails são considerados gatos de rua, devido a medida do imperador.

Características

A razão do rabo curto é explicado pela genética, uma mutação causada por genes recessivos. A coloração dos pêlos é bem variada, mas os tricolores são os mais populares.

gato japonês Bobtail

São muito inteligentes, ativos e possuem grande afeição pelos donos, normalmente interagem bastante com humanos, adoram brincar na água e costumam ter boas relações com cães também.

gato Bobtail

Os bobtails têm facilidade em se adaptar ao ambiente, não adoecem fácil, são de pequeno porte e são bem comunicativos. São apreciadores de atenção e carinho, além disso, se dão bem com desconhecidos.

As raças de gatos mais amadas no Japão, além do Bobtail são o American Shorthair, Scottsih Fold (gato de orelhas dobradas), Persa, Azul Russo, Maine Coon, Siameses, Somalis e o Himalaio.

Share via