Kuro Tamago: os famosos ovos negros de Owakudani

O Japão tem mais de 100 vulcões ativos em todo o país. Por este motivo, também existem diversos vales vulcânicos que atraem milhares de turistas com suas com paisagens deslumbrantes, fumarolas (aberturas no solo por onde escapam vapor de água e outros gases) espetaculares e nascentes borbulhantes.

Um dos locais mais famosos é Owakudani (大涌谷), uma região vulcânica localizada na cidade de Hakone, província de Kanagawa. Esta região é conhecida pela sua bela vista panorâmica, pela sua atividade vulcânica, pelas suas águas termais e, principalmente, pelo seu kuro tamago (黒 卵 – literalmente ovo preto) – uma especialidade local de ovos cozidos nas fontes termais. Saiba mais sobre este kuro tamago!

Owakudani
(Crédito: wasa-bi)

Owakudani

Owakudani
(Crédito: Pakutaso)

Owakudani é uma área criada pela erupção do Monte Hakone há cerca de 3.000 anos. Hoje, grande parte da área é uma zona vulcânica ativa onde os gases vulcânicos e caldeiras de água quente naturais podem ser aproveitados.

Owakudani
(Crédito: wasa-bi)

Localizado a uma altitude de 1.050 metros, Owakudani é composto por piscinas ferventes ricas em enxofre e enormes fendas expelindo vapor de gases de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre.

Os ovos negros

Owakudani
(Crédito: you.big5.ctrip)

Uma das grandes atrações do local é o famoso kuro tamago (ovo preto). Estes ovos negros de Owakudani, nada mais são do que ovos de galinha cozidos nas águas termais naturais. Os ovos são mergulhados na água fervente por cerca de uma hora, a uma temperatura de aproximadamente 100°C. Em seguida, ele é colocado para cozinhar à vapor por mais 15 minutos.

Veja como funciona este processo, no vídeo a seguir:

 

A razão dos ovos terem esta cor enegrecida é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre e ferro. Uma vez que os ovos são colocados nestas águas termais, tais elementos reagem com o cálcio das cascas de ovo. Isso resulta em um composto químico conhecido como sulfeto de ferro que adere à casca do ovo e, por sua vez, dá sua cor preta.

Owakudani
(Crédito: fontenu-hakone)

Apesar da aparência escura da casca e do cheiro característico transferido pelo enxofre, o interior do ovo continua com a mesma aparência de um ovo cozido comum e o seu sabor é praticamente inalterado.

Owakudani
(Crédito: Divulgação)

Os especialistas afirmam que o consumo destes ovos não acarreta nenhum problema para a saúde humana, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizadas na medicina.

Lenda

Owakudani
(Crédito: flickr/er Guiri)

Além do seu aspecto peculiar, o que torna este ovo tão especial e popular é a sua propriedade mística. De acordo com uma antiga lenda, a cada ovo que você come, sua vida é prolongada por mais sete anos. No entanto, comer mais de dois ovos e meio é considerado má sorte.

Tal poder milagroso viria de uma estátua Jizo (deidade guardiã das crianças) de Owakudani, conhecido como Enmei Jizo Bosatsu, que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas vulcânicas.

Leia também:

Comprar

Owakudani
(Crédito: Divulgação)

Os ovos podem ser comprados no tamago-jaya em Owakudani, que fica ao lado do lugar onde os ovos são cozidos nas águas quentes. Este local fica aberto diariamente das 9h às 16h, embora os horários possam variar conforme a época do ano. Pequenas mesas de madeira ficam disponíveis ao ar livre para que os visitantes possam descascar os ovos e desfrutar a paisagem.

Owakudani
(Crédito: flickr/worldoflard)

Os ovos pretos são vendidos em pequenas embalagens com meia dúzia de unidades por 500 yen. Eles também podem ser encontrados em algumas lojas de Hakone.

Veja um vídeo sobre Owakudani:

Acesso

O acesso à Owakudani é feito através do Hakone Komagatake Ropeway, um elevador aéreo (transporte similar ao teleférico). A travessia demora aproximadamente trinta minutos. Ele parte da beira do Lago Ashinoko e vai até o cume do Monte Komagatake. Esse percurso permite uma vista linda para o Monte Fuji (em dias claros), lago Ashinoko, litoral do Japão, cadeia de montanhas de Hakone e, finalmente, dá acesso à Owakudani. Os visitantes também podem chegar ao local por uma caminhada de um quilômetro.

Mapa: Owakudani

Fonte: wasa-bi, Japan Info, Japan Hoppers
Imagem destacada: The Showroom Project

Comentários

Share via