Lições que todo mundo deveria aprender com os japoneses

A sociedade japonesa é admirada em vários aspectos: educação, respeito e resiliência são algumas delas. Confira lições para aprender com os japoneses que fazem parte do cotidiano e podem passar desapercebidas.

Espirito de auto-renovação

reconstrução Japão

O Japão é um país que carrega em sua história uma série de desastres naturais, como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Além de causar milhares de vítimas, grandes estruturas antigas como castelos, templos e palácios foram destruídos.

Muitos lugares do mundo sequer considerariam reconstruir essas estruturas. No Japão eles não são apenas construções, são sua história e raízes, uma lembrança dos ancestrais e seus valores para nova geração.

Na filosofia budista, existe a ideia de que a vida deve prosseguir e a renovação de si é a única maneira de sobreviver. Mesmo com a modernidade, os japoneses mantém suas raízes e tradições presentes em suas vidas.

Leia também:

Limpeza

Limpeza Japão

O Japão é um arquipélago com mais de 6 mil ilhas e seu território possui muitas limitações, em outras palavras, os japoneses têm pouco espaço. Quem já foi ao Japão, não deve ter deixado de reparar o quão limpo o país é.

Se você visitar uma escola será comum encontrar os estudantes limpando as dependências escolares. É na escola que as crianças aprendem a manutenção de seu ambiente e não se alienarem com as responsabilidades dentro e fora de casa.

O lixo no Japão é um assunto muito sério, será difícil encontrar um cesto de lixo na rua. As pessoas tendem a carregar seu próprio lixo e levá-las para casa para um descarte apropriado. Os cestos de lixo que existem são específicos para reciclagem.

O descarte do lixo no Japão tem regras específicas, taxação e multas para quem faz o descarte inapropriadamente. Além de uma questão de necessidade é uma virtude manter o ambiente limpo. O ambiente é um reflexo de uma pessoa ou da sociedade.

Uso de máscaras

Uso de mascaras

A utilização de máscaras em locais públicos demonstra o respeito e preocupação que os japoneses têm para com seu próximo. Muitas pessoas desavisadas, ao visitarem o Japão, estranham o motivo das pessoas utilizarem máscaras descartáveis.

A razão é simples, se uma pessoa está com uma gripe ou outra doença contagiosa, a máscara protege a outra pessoa.

As máscaras também são comuns durante a primavera, a quantidade de pólem no ar prejudica pessoas com problemas alérgicos e respiratórios.

Reconstruir ou manter a manutenção de uma estrutura é um trabalho da sociedade civil e do governo, pode ser mais trabalhoso, no entanto, manter viva as raízes de um país mantém a identidade e a união de um povo, o progresso de uma nação é consequência natural desse processo.

Outras coisas como manter a limpeza e se preocupar com o bem-estar do seu próximo é uma prática individual que enobrece tanto a sociedade quanto o indivíduo.

Gostaram do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e receber conteúdos sobre o Japão.

Comentários

Share via