A barata d’água do Japão é de arrepiar

Já falamos aqui sobre os oito insetos mais assustadores do Japão, entre centopeias, aranhas gigantes e besouros existe um que merece destaque: a barata d’água.

barata água Japão

Barata d’água do Japão

A Kirkaldyia deyrolli é um tipo de barata comum nas águas de plantações de arroz no Japão. O que assusta é seu tamanho e o tipo de presas quem fazem parte de seu “cardápio”.

Essa barata dӇgua japonesa possui garras afiadas e curvas ideais para agarrar e cortar. Ela come sapos, peixes, cobras e tartarugas.

barata-dagua-Japão
Dr.Shin-ya Ohba

Essa foto acima foi tirada pelo cientista japonês Dr. Shin-ya Ohba em Hyogo durante a noite. Ele estava fazendo pesquisas sobre a barata d’água japonesa perto de um campo de arroz quando presenciou a cena: uma barata comendo um filhote de tartaruga.

Usando suas garras dianteiras ela agarrou a tartaruga e perfurou seu pescoço para se alimentar. Dr. Ohba já tinha registrado o inseto devorando uma cobra.

Barata d'água comendo cobra no Japão
Créditos: Dr.Shin-ya Ohba

Da família Lethocerinae acreditava-se que essa barata se alimentava apenas de peixes e sapos e surpreendeu os cientistas.

Barata d'água do Japão

Leia também:

Vespa Mandarina: o animal mais perigoso do Japão

Essa mudança de hábitos alimentares é significativa, no passado essa espécie já havia sofrido mudanças predatórias. Ao londo dos anos cientistas observaram que as garras das espécies novas eram mais curvas, isso para agarrar mais fácil a presa.

Esse tipo de barata d’água é nativa do Japão e corre risco de extinção por perda de habitat e poluição da água. É encontrada em lagos e rios, sua espécie pode chegar até 15 cm e pode voar.

Sua picada é venenosa e raramente ataca humanos, porém existem relatos de mordidas nos pés de banhistas desavisados. Os ataques aconteceram perto de suas tocas.

Assustador! Alguém já teve a oportunidade em ver essa barata?

Comentários

Share via