Capoeira no Japão – a arte brasileira na terra do sol nascente

Declarada oficialmente como patrimônio imaterial da humanidade, a capoeira no Japão faz sucesso e possui seus adeptos.

Desenvolvida no Brasil por povos africanos escravizados aos olhos dos europeus, a capoeira parecia com uma dança tipicamente africana.

Para os colonos, a capoeira não apresentava nenhum risco, porém, quando devidamente aperfeiçoada, se mostrou uma arma rápida, mortal e eficiente.

Graças a capoeira muitos escravos conseguiram fugir de seus algozes para os quilombos, comunidades que serviram como refúgios para os fugitivos.

Capoeira no Japão

Atualmente no Japão, existem mais de 40 associações de capoeira. Depois da copa do mundo de 2014, o interesse dos japoneses pela cultura brasileira aumentou.

Capoeira, além de luta, dança e defesa pessoal, é basicamente um jogo inteligente e divertido baseado no respeito mútuo e amizade.

Cidade brasileira no Japão

A cidade de Oizumi na província de Gunma é considerada a cidade brasileira do Japão. Com cerca de 400 mil habitantes, 10% de sua população é brasileira.

A colônia brasileira na cidade começou a aumentar em 1989. Por mais de 15 anos, os japoneses não aprovavam os estrangeiros e existia muito preconceito em relação ao brasileiro.

Após longos 15 anos de convivência, a população passou a reconhecer e admirar os brasileiros por sua unidade, carisma e afetividade.

Para além, a cultura brasileira passou não só a ser valorizada, hoje, ela é parte crucial da economia local. Churrasco, aulas de samba e capoeira começaram a atrair turistas.

Leia também:

Mitsuyo Maeda: conheça a história do nipo-brasileiro precursor do Brazilian Jiu-Jitsu

Até então, a cidade não possuía nenhum atrativo turístico e com a presença dos brasileiros, tudo mudou, especialmente após a copa de 2014.

A capoeira chama atenção de todos por não necessitar de nenhuma estrutura fixa. Uma roda de capoeira pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar.

A capoeira é um fator unificador, não reconhece fronteiras e pertence a todos aqueles que buscam promover a paz e a amizade.

Aliada a música e a culinária brasileira, a capoeira cumpre o nobre papel de aproximar duas culturas completamente diferentes e unir dois povos de lados opostos do globo.

E você, brasileiro residente no Japão? Pratica capoeira na terra do sol nascente? Não deixe de comentar!

Comentários

Share via