Conheça o incidente de Honnō-ji, uma história que mudou o curso do Japão. Tal como os mistérios que envolvem  a morte de Abraham Lincon, a história do Japão possui muitas teorias conspiratórias sobre as motivações do assassinato do grande daimyo Oda Nobunaga do período Sengoku.

Honno-ji - Oda

Oda Nobugana foi um grande e admirado líder que teve como objetivo a unificação de todo Japão e até 1582 controlava metade do país.

Há motivos de sobra para acreditar que ele iria subjugar a outra metade sem encontrar muita resistência ou dificuldades.

No entanto, o destino teve outros planos para o grande senhor. Na madrugada do dia 21 de junho de 1582, Nobunaga foi traído por seu mais estimado general, Akechi Mitsuhide.

Oda Nobunaga havia parado na cidade de Kyoto para descansar antes de unir as tropas para a batalha, provavelmente na fase final da unificação do império.

O templo Honno-ji era o local favorito do daimyo e não havia razões para preocupações, afinal, ali estaria rodeado de amigos e aliados.

Quem foi Akechi Mitsuhide?

Mitsuhide foi um refinado guerreiro e diplomata, reconhecido como um indivíduo culto e com grandes habilidades artísticas.

Na corte imperial conseguiu contatos e aliados influentes, os talentos de Mitsuhide trouxeram valiosas recompensas a Oda Nobunaga.

Como retribuição a seus esforços, Nobunaga o colocou em uma confortável posição dentro do clã Oda.

Infelizmente, é provável que Akechi Mitsuhide levou para o túmulo o mistério que o levou a trair seu senhor. Diversas teorias são meras especulações.

A traição de Mitsuhide

Na véspera do ataque, Mitsuhide foi instruído a mobilizar suas tropas para reforçarem as posições do general Hideyoshi, outro estimado general do senhor Nobunaga na batalha contra Mori.

Após receber suas instruções e fazer todos os preparativos para campanha que marcaria o início da unificação nipônica, Akechi seguiu com seu exército.

No entanto, em vez de ir em auxílio do general Hideyoshi, instruiu seus homens a combater o inimigo no templo Honno-ji em Kyoto.

Honno-ji -

Poucas horas antes do sol raiar, os homens de Mitsuhide invadiram e atacaram as guarnições de Oda Nobunaga.

A princípio, imaginou serem disputas entre os próprios soldados, com o fogo e as mortes ficou claro: era um ataque. Nobunaga lutou até os seus limites físicos, teve o ombro ferido e impossibilitado de lutar.

Honno-ji - Templo

A história conta que Nobunaga trancou-se em um pequeno cômodo do templo e realizou o Seppuku. Porém seu corpo nunca foi encontrado. Acredita-se que ele tenha sido consumido pelo incêndio do templo Honno-ji.

Leia também:

As consequências

A traição de Akechi contra seu senhor Oda Nobunaga atrasou a unificação do Japão em 20 anos.

Akechi Mitsuhide buscou alianças e se proclamou shogun. Apenas 13 dias após sua proclamação foi derrotado e morto pelos aliados do clã Oda.

Existem muitos mistérios sobre o incidente de Honno-ji, não se sabe o que motivou a traição e que benefícios isso poderia trazer a Akechi.

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários